Já classificado? O que o Cruzeiro precisa para garantir vaga na Semi
Principais notícias do Dia
Publicado em 07/02/2025

O Cruzeiro, após empatar com o América na última quarta-feira (4), ficou perto de garantir classificação às semifinais do Campeonato Mineiro. Líder do Grupo C com 11 pontos, o time celeste tem mais dois jogos por fazer na competição (Atlético e Democrata-GV).

Nessas partidas, de acordo com as contas do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro tem 99,67% de chances de se classificar às semifinais.

De acordo com Gilcione Costa, professor da UFMG, o Cruzeiro pode ir às semifinais até se conquistar apenas um ponto.

“As chances são grandes se apenas fizer um ponto. Se o Cruzeiro fizer apenas um ponto nesses dois jogos, o clube teria 99.44% de chances de classificação”, calculou.

Cálculos

No cenário de dois empates do Cruzeiro nos dois últimos jogos, a matemática é simples. Com dois pontos, o a equipe celeste chegaria a 13, um a mais do que a pontuação máxima possível do Aymorés.

Segundo colocado do Grupo C, o Azulão soma atualmente seis pontos. Dessa forma, poderia atingir 12 ao fim da fase classificatória, caso vença os dois próximos jogos (Democrata-GV e América).

Até mesmo conquistando um ponto dos seis que ainda estão em disputa, o Cruzeiro poderia garantir vaga na fase seguinte. Assim, a Raposa chegaria a 12. Caso o Aymorés pelo menos empate uma de suas duas partidas restantes, o time celeste estaria classificado nesse cenário.

Se empatar uma e vencer a outra, o Aymorés chegaria a no máximo dez, dois pontos a menos do que o Cruzeiro.

Próximo jogo

O Cruzeiro volta a campo neste domingo (9), quando enfrentará o Atlético, às 16h (de Brasília), no Mineirão, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro.

Chances de classificação à semi do Mineiro

Cruzeiro: 99,67%

Athletic: 87,8%

América: 83,9%

Betim: 52,6%

Tombense: 42%

Atlético: 30,1%

Uberlândia: 3,7%

Aymorés: 0,33%

Pouso Alegre: 0,01%

* Dados da UFMG atualizados no dia 6 de fevereiro de 2025.

Comentários