A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou neste sábado (8) que foi notificada sobre um caso suspeito de Febre Amarela no município de Timóteo, na região do Rio Doce. O paciente é um trabalhador rural que atua em área próxima de matas.
Ainda segundo a nota do órgão, o homem tem sintomas de febre, dor abdominal, náuseas, vômitos - que iniciaram no dia 2 de fevereiro. “O paciente em questão é vacinado recente após campanha feita no território. Vale salientar que no momento em que há aumento de casos nota-se uma sensibilidade maior para o agravo, já que os sinais e sintomas são semelhantes a outras arboviroses”, informa o SES-MG.
O caso ainda não foi confirmado e Secretaria do Estado de Saúde está realizando exames complementares e a investigação no território. Neste ano, uma pessoa morreu por Febre Amarela no município de Extrema - o caso ainda é investigado pelas autoridades.
Confira os últimos dados sobre Febre Amarela em Minas Gerais
2024 em PNH: Foram 7 primatas não humanos (PNH) com confirmação para Febre Amarela, distribuídos da seguinte forma: 2 em Bueno Brandão, 1 em Santa Rita de Caldas, 1 em Extrema, 1 em Belo Horizonte e 2 em Ipuiúna.
2024 em humanos: Foram registrados 2 casos confirmados, sendo 1 com Local Provável de Infecção (LPI) em Monte Sião/MG (este caso progrediu para óbito) e 1 caso em Camanducaia (LPI em investigação).
2025 em PNH (até o momento): Foi registrado 1 primata não humano (PNH) com confirmação para Febre Amarela, no município de Toledo.
2025 em humanos (até o momento): Foi registrado 1 caso no município de Extrema, com local provável de infecção em investigação, e este caso resultou em óbito.