O Atlético finalmente conquistou a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Neste domingo (20), o time de Cuca derrotou o Botafogo por 1 a 0, no Mineirão, em partida válida pela quinta rodada. O gol foi marcado pelo argentino Cuello, no começo do segundo tempo.
Com a vitória diante da torcida, o Atlético deixa a zona de rebaixamento do Brasileirão. O Galo assume o 15° lugar, com cinco pontos, mesmo número do Botafogo, 14º. O time carioca leva vantagem no saldo de gols.
O Galo vira a chave para a Copa Sul-Americana. Na próxima quarta-feira (23), os mineiros encaram o Caracas, na Venezuela, em duelo da terceira rodada do Grupo H. A bola rola às 21h30 (de Brasília) no Olímpico de La UCV.
No mesmo dia e horário, o time carioca encara o Estudiantes, na Argentina. A partida será válida pela terceira rodada do Grupo A da Libertadores.
Mudança importante no Galo
Para buscar a primeira vitória na Série A, Cuca fez mexida importante no time. Ele sacou Gustavo Scarpa e deu chance ao meia Igor Gomes.
Botafogo também tem alteração
A ausência do zagueiro Barboza foi a única novidade no Botafogo. O argentino, com um desconforto muscular, deu lugar a David Ricardo, contratado esse ano junto ao Ceará.
Clima de Libertadores
O duelo deste fim de semana marcou o reencontro dos dois times, finalistas da Copa Libertadores do ano passado.
No setor visitante, os torcedores botafoguenses provocaram durante vários momentos, com o grito de “campeão”.
Primeiro tempo movimentado
Os primeiros 49 minutos de bola rolando Mineirão foram de muita movimentação dos dois times.
Do lado atleticano, Cuello e Rony tiveram as duas grandes oportunidades de abrir o marcador. O Botafogo, por sua vez, deu a resposta e também teve duas chances de pular à frente; contudo, esbarrou em Everson.
Gol do Galo!
Logo aos dois minutos do segundo tempo, Cuello aproveitou cruzamento na área e, de cabeça, marcou o primeiro gol do jogo.
O time carioca reclamou de empurrão no lance. O VAR foi consultado e, ao conferir a jogada, o árbitro validou o tento atleticano.
Quase, duas vezes!
Aos 11, a defesa atleticana cochilou. No lateral batido com rapidez, Igor Jesus saiu cara a cara com Everson, chutou colocado e a bola passou “raspando” a trave esquerda.
Dois minutos depois, veio a chance atleticana. Natanael limpou o zagueiro, chutou colocado de esquerda e a bola, com muito perigo, pegou a rede do lado de fora do gol, levando o torcedor à impressão do gol.
Galo segue na pressão
Aos 23 e aos 25 minutos, Scarpa e Gabriel Menino obrigaram o goleiro John a trabalhar. O arqueiro do Botafogo, com duas grandes defesas, impediu o segundo gol dos donos da casa.
Expulsão no Botafogo
Aos 15 minutos, Hulk avançou em velocidade. O zagueiro David Ricardo, último marcador, fez a falta e levou o cartão amarelo.
Chamado pelo VAR, o árbitro revisou o lance e trocou o amarelo pelo vermelho direto.
Jogo quente no fim
Depois da expulsão, o jogo ficou quente. Muitas disputas, cartões amarelos e discussões entre os jogadores. O Galo segurou o ímpeto do Botafogo nos minutos finais e garantiu a primeira vitória no Brasileirão.
Atlético 1x0 Botafogo
Atlético
Everson; Natanael; Junior Alonso, Lyanco e Caio (Gabriel Menino); Fausto Vera, Rubens, e Igor Gomes (Gustavo Scarpa); Tomás Cuello (Bernard), Rony (João Marcelo) e Hulk (Saravia). Técnico: Cuca.
Botafogo
John; Vitinho (Mateo Ponte), Jair, David Ricardo e Cuiabano (Danilo Barbosa); Gregore, Marlon Freitas (Patrick de Paula) e Savarino; Artur (Danilo Barbosa), Matheus Martins e Igor Jesus. Técnico: Renato Paiva.
Gol: Tomás Cuello, aos 2 minutos do segundo tempo, para o Atlético
Cartões amarelos: Rony, Cuello, Hulk (CAM); John, Danilo Barbosa (BOT)
Cartão vermelho: David Ricardo (BOT)
Motivo: 5ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 20 de abril de 2025 (domingo)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Horário: 16h (de Brasília)
Público: 24.528
Renda: R$ 889.771,68
Arbitragem: Ramon Abatti Abel, auxiliado por Rafael da Silva alves e Thiaggo Americano Labes
VAR: Rodolpho Toski Marques