O corpo do Papa Francisco, falecido nessa segunda-feira (21), aos 88 anos, já está sendo velado na capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, em Roma, na nesta terça-feira (22).
Revestido de paramentos (vestes litúrgicas) vermelhas, cor do luto dos papas, além da Mitra (que os bispos usam sobre a cabeça), o corpo está em um único caixão, conforme pedido do pontífice.
As cerimônias de constatação da morte foram presididas pelo Cardeal Camerlengo da Santa Sé, Kevin Farrell, com a participação de bispos e cardeais residentes no Vaticano.
O chamado “Anel do Pescador” foi quebrado após o nome de batismo do papa (Jorge Mário Bergoglio) ter sido chamado por três vezes. Em seguida, o Palácio Apostólico foi lacrado, e só será reaberto após o fim do Conclave, que elegerá o novo pontífice.
O velório público de Francisco acontece a partir das 9h da manhã (horário de Roma), 4h da manhã (horário do Brasil), desta quarta-feira (23). O corpo será levado solenemente para a Basílica de São Pedro, onde os cardeais farão as primeiras orações.
O funeral seguirá até o próximo sábado (26) às 10h da manhã (5h da manhã no Brasil), quando o Decano dos Cardeais, Giovanni Batista Re, presidirá a Missa Solene, seguida do sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior.
Os cardeais brasileiros viajam nesta terça-feira (22) para Roma.