O corpo do papa Francisco, morto aos 88 anos, começa a ser velado nesta quarta-feira (23). Às 9h (horário de Roma), 4h no Brasil, começou a cerimônia de despedida pública do pontífice.
Por 12 anos, às quartas-feiras o papa Francisco se encontrava com fiéis na audiência-geral na praça de São Pedro. Desta vez, o dia marca o início da despedida.
A cerimônia foi conduzida pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja (que responde pelas celebrações até a escolha do novo papa), que começou o ritual aspergindo água benta sobre o corpo. Na Casa de Santa Marta, prédio lateral do Vaticano onde Francisco escolheu morar, estavam reunidos os cardeais que participarão do conclave, além de arcebispos e cônegos e funcionários do Vaticano.
Em 35 minutos, o traslado do corpo de Jorge Mario Bergoglio atravessou, ao som de salmos cantados pelo coral, a Piazza Santa Marta e a Piazza dei Protomartiri Romani, passou pelo Arco dos Sinos e entrou na praça de São Pedro. Lá, foi aplaudido pelo público estimado em 20 mil pessoas. Centenas de fiéis que estavam mais próximos ao corredor sacaram celulares para fotografar a passagem do corpo do papa.
Depois de atravessar a praça de São Pedro, o traslado do corpo de Francisco entrou na Basílica do Vaticano pela porta central.
Antes de permitida a entrada do público para a última despedida, foi lido um trecho do evangelho de João, capítulo 17:
“Pai, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes souberam que tu me enviaste. / E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lhes farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja”.
Enterro fora do Vaticano
O corpo de Francisco será velado até sexta-feira (25) - no período são esperadas 200 mil pessoas, incluindo chefes de Estado. A basílica ficará aberta até meia-noite nos dias 23 e 24 - na sexta, fecha às 19h. O enterro ocorre no sábado (26), fora do Vaticano, a pedido do próprio papa. Em seu testamento, Bergoglio orientou que seja enterrado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, o primeiro templo do ocidente dedicado a Nossa Senhora.
A igreja fica perto da estação Termini, a estação central do metrô de Roma, justamente em um bairro com intensa presença de imigrantes de todo o mundo. Antes e ao fim de cada viagem internacional, era na Santa Maria Maior que Francisco rezava. Conforme suas orientações, ele será enterrado em um túmulo simples, no chão, e a lápide deve conter apenas a inscrição de seu nome em latim: “Franciscus”.