Uillian da Silva Guimarães, conhecido como “Gordura”, apontado como o número 01 da facção baiana Anjos da Morte (ADM), com ligação ao Comando Vermelho, foi preso nessa terça-feira (13) em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele é suspeito de ser o mandante de toque de recolher que tem acontecido na região de Caraíva, em Porto Seguro (BA), após mortes no último final de semana.
Gordura foi surpreendido pelos policiais em uma clínica médica no bairro Eldorado, enquanto levava a esposa grávida para um exame de ultrassom. Ele se entregou sem reagir. A prisão foi realizada pela equipe da 1ª Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Polícia Civil.
Segundo a investigação, Uillian estaria morando no Parque Maracanã, na cidade de Contagem. Ele é considerado um dos bandidos mais procurados do estado da Bahia e é apontado como líder da facção criminosa ADM.
A ADM é ligada ao CV e utiliza imagens de anjos carregando armas de fogo como simbologia. Gordura possui a tatuagem de um anjo com duas pistolas semiautomáticas na mão.
Uillian tinha dois mandados de prisão em aberto na Bahia e era fugitivo do presídio de Elápolis, de onde escapou em dezembro de 2023. A polícia baiana o relaciona a diversos crimes graves, como homicídios, tráfico de drogas, latrocínios e roubos a bancos com uso de explosivos.
Ele tem agido nos distritos de Arraial d’Ajuda, Caraíva, Pindorama e Trancoso, todos em Porto Seguro. Ele também é citado como mandante de invasão de terras indígenas na região sul da Bahia.
Em 2018, ele foi condenado a 28 anos e 3 meses de prisão pela morte do policial militar soldado Denisson Rodrigues Sampaio durante um assalto à Agência dos Correios de São José da Vitória, no interior da Bahia.
No momento da prisão, Uillian estava utilizando um documento real, mas com dados falsos, emitido no estado do Pará.