Atualmente muitos jovens estão deslumbrados com a internet. E uma das coisas que vem causando tanto efeito assim é o YouTube, consequentemente com o grande crescimento dos youtubers’ no mundo inteiro, principalmente no Brasil. Hoje em dia existem canais de variados conteúdos nessa plataforma digital, como por exemplo; culinária, vídeo games, nostalgia dos anos 90, humor, enfim, tem de tudo um pouco. E existem também vários canais famosos como “Porta dos Fundos”, “Nerd Show”, “Parafernalha”, “5inco Minutos”, dentre tantos outros.
No Brasil, existem várias pessoas ganhando fama e dinheiro com o YouTube. Na cidade de Capelinha, o jovem Pedro Henrique Santos, de 15 anos de idade, mais conhecido como “O PH”, que com o seu canal “The PH” no YouTube dá dicas e mostra tutoriais do jogo Minecraft (um jogo eletrônico e independente de mundo aberto que permite a construção usando blocos dos quais o mundo é feito), vem fazendo sucesso a pouco mais de dois anos.
“Eu faço vídeos de animações em 3D. O público geralmente são crianças e nos vídeos não tem nenhum tipo de voz ou dublagem, permitindo assim que o conteúdo seja visto em vários países. Atualmente a maior parte do meu público vem da Rússia, Brasil, Estados Unidos e Indonésia, nessa ordem. Então recebo comentários de linguagem bem mista nos meus vídeos”, comenta Pedro, sobre o sucesso do seu canal.
De acordo com o youtuber capelinhense, seu sucesso começou a mais ou menos um ano quando lançou uma serie intitulada “Love Intros”, que em português significa “Intros do amor”, tendo o primeiro vídeo desta serie cerca de 2 milhões de visualizações em todo o mundo. “No mês que postei esse vídeo, ganhei 7 mil inscritos em poucos dias, foi o ponto mais alto do meu canal”. – comenta Pedro Henrique.
Muitas pessoas que criam um canal no YouTube tem como objetivo atingir um grande público e assim poder ganhar fama e dinheiro, mais no caso de “O PH”, essa ideia só foi amadurecida com o tempo quando começou a fazer amizades graças ao conteúdo do seu canal e recebendo apoio e sugestões para poder melhorar. “Ter um público grande nunca passou pela minha cabeça, pois quando criei o canal, meu único objetivo era passar o tempo e arranjar alguns amigos no YouTube, tanto que hoje tenho vários amigos que conheci através de lá, e me ajudaram muito a amadurecer o canal e profissionalizar os vídeos”.
Postando dois vídeos por semana, O canal “The PH”, em pouco mais de dois anos, atingiu um público muito grande, chegando a 45 mil seguidores e uma média de 6,5 milhões de visualizações.
Mais para quem pensa que pra conseguir ganhar dinheiro, com conteúdo produzidos em um canal no nessa plataforma é rápido e fácil, a situação não é bem assim. “Começar a ganhar dinheiro com o canal foi uma das partes mais difíceis. No começou eu ganhava o dinheiro online, via PayPal e gasta em itens online, como por exemplo os meus teclado e ou mouse atuais. Mais a partir do momento que a renda estava ficando grande, eu criei uma conta bancaria e finalmente passei a receber o dinheiro na minha mão, eu mal pude acreditar e atualmente estou juntando parte do dinheiro para quando precisar no futuro” – explicou o jovem.
Mesmo que já esteja fazendo grande sucesso no YouTube, Pedro já traça novas metas para conquistar com o seu canal. “Talvez precise mudar o conteúdo, mas com o canal continuarei até conseguir minha placa de 100 mil inscritos”.
Quanto ganha um youtuber
O pagamento no YouTube é feito em dólares e a partir da regra de CPM (custo por mil). A cada 1000 views (visualização por vídeo), o youtuber pode ganhar valores entre $ 0,25 e $ 4,50 dólares (no Brasil algo entre R$ 0,80 e R$15,00).
Então, seguindo essa lógica, para que um produtor de conteúdo receba uma quantia relevante no YouTube, ele precisa produzir muitos vídeos por mês e garantir que cada um deles vai ter uma alta quantidade de visualizações.