SITE FALSO PROMETE DINHEIRO DO FACEBOOK E ENGANA USUÁRIOS WEB
Principais notícias do Dia
Publicado em 11/07/2019

A moeda virtual Libra foi anunciada pelo Facebook há menos de um mês e já é alvo de golpe homográfico. De acordo com pesquisa publicada na semana passada pela empresa de segurança Digital Shadows, um dia antes da declaração da criptomoeda pela rede social havia apenas 20 domínios relacionados ao nome Libra. No dia seguinte à divulgação do Facebook, mais de 110 novos sites foram registrados usando a palavra Libra. A intenção desses sites é imitar o portal autêntico da associação e induzir vítimas a comprarem a suposta criptomoeda.

O golpe homográfico aplicado ao anúncio da Libra e Calibra (carteira virtual do Facebook para a nova moeda) se aproveita da popularidade dos nomes para confundir internautas com domínios parecidos com o do site oficial do serviço. Além da URL, o layout dos portais fraudulentos também imitam o design original para maior veracidade. Vale lembrar que o endereço autêntico da Libra é "libra.org".

Como identificar e se proteger de golpes homográficos

Apesar de esses golpes parecerem ser muitos reais em um primeiro momento, é possível identificar furos e falhas. Uma das dicas mais eficazes para detectar sites falsos é prestar atenção na composição da URL. No caso de golpes homográficos, os domínios possuem letras trocadas ou letras a mais ou a menos do que a versão real.

Por exemplo, o site “facebook.com” (versão original) seria trocado por “facebok.com”, “faceebok.com”, entre outras opções. À primeira vista e com uma leitura rápida, esses exemplos podem passar despercebidos pelos usuários, uma vez que o cérebro está acostumado a associar aquela ordem de letras à determinada palavra.

Outra forma de se proteger é observar se o site acessado possui um cadeado verde no canto esquerdo superior da tela. Se o domínio não apresenta o protocolo de segurança adequado, o navegador exibe um cadeado vermelho ou a frase “Não seguro” na barra de endereço. É preciso prosseguir com cautela em sites desprotegidos.

O antivírus também pode ajudar a detectar golpes homográficos. Ao acessar páginas não seguras, alguns softwares do tipo emitem um certificado de risco, e permite que o usuário escolha por ignorar ou sair da página. O recomendado nesses casos é sair imediatamente do site.

Comentários

Chat Online