A Receita Federal paga hoje (16) aos contribuintes os valores referentes ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2019.
A restituição deste lote terá correção de 3,54%, correspondendo ao período de maio a outubro deste ano.
No total, serão R$ 3,5 bilhões pagos, montante que também contempla restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.
Neste lote serão contemplados 2.703.715 contribuintes, sendo 4.848 contribuintes idosos acima de 80 anos, 32.634 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.281 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 17.056 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Perguntar qual o melhor investimento é como querer saber qual o melhor remédio na farmácia. Você precisa entender a sua necessidade para ter essa resposta.
"O investimento é o meio, não o fim", diz Bruno Ferreira Souza, planejador financeiro certificado pela Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros).
Ele explica que, quando as pessoas recebem um dinheiro com o qual não contavam, como a restituição do imposto de renda, tendem a pensar que podem correr o risco de perdê-lo e se arriscar mais nos investimentos. No entanto, é preciso respeitar o perfil de cada um.
"Com a taxa de juros em queda, as pessoas querem ter mais rentabilidade, mas muitas vezes não conhecem os riscos que estão correndo. Os investidores não podem colocar suas reservas financeiras a perder simplesmente porque os juros estão baixos", lembra José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil.