Quarta, 24 de Junho de 2026
10°C 25°C
Capelinha, MG
Publicidade

Governo de Minas debate avanços e desafios para fortalecer a vacinação durante Congresso em Belo Horizonte

Evento reúne especialistas na UFMG e reconhece boas práticas de municípios e escolas com o Prêmio Amigos do Zé Gotinha

Csa Stúdio Web Rádio
Por: Csa Stúdio Web Rádio Fonte: Secom Minas Gerais
24/06/2026 às 11h25
Governo de Minas debate avanços e desafios para fortalecer a vacinação durante Congresso em Belo Horizonte
Rafael Mendes / SES-MG

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) , em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), realiza, na terça (23/6) e na quarta-feira (24/6), o III Congresso Brasileiro Defesa da Vacinação e o I Congresso Internacional de Imunização: compromisso global com a ciência, a saúde e a vida.

Os eventos ocorrem simultaneamente no campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte, e reúnem representantes da SES-MG, da UFMG, do Ministério da Saúde, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), gestores municipais, pesquisadores, estudantes e representantes da sociedade civil.

A programação inclui debates, seminários e apresentações sobre estratégias para ampliar as coberturas vacinais, fortalecer a integração entre Atenção Primária à Saúde e Vigilância Epidemiológica e discutir inovações em imunização.

Para o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, a parceria entre o Governo de Minas e a UFMG tem contribuído para qualificar as ações de vacinação em Minas.
 

 

"Minas Gerais tem avançado nos índices de cobertura vacinal graças a uma parceria duradoura com a UFMG, que nos apoia no planejamento, no monitoramento e na realização de cursos voltados às boas práticas em vacinação", destacou Eduardo Prosdocimi.

 
  
  


Vacinação como proteção

Segundo Prosdocimi, o Estado seguirá investindo em estratégias para ampliar a proteção da população. “Temos muito orgulho dos resultados alcançados e vamos seguir firmes para atingir as metas de cobertura vacinal de diferentes imunizantes”, completou, ao frisar que manter as vacinas em dia é uma das principais formas de proteção individual e coletiva.

O aumento da cobertura vacinal reduz a circulação de doenças, previne casos graves, internações e óbitos, além de fortalecer a saúde pública, e é resultado de estratégias desenvolvidas pela SES-MG, em parceria com os municípios. De acordo com dados do painel LocalizaSUS, Minas Gerais registrou, só em 2025, 16,4 milhões de doses aplicadas, um recorde no estado. Desde 2023, o Governo de Minas investiu mais de R$ 530 milhões para fortalecer as ações de vacinação em todo o território mineiro.

Entre as crianças menores de um ano, várias vacinas atingiram ou superaram a meta de 95% de cobertura em 2025. A BCG alcançou 100,11%; a hepatite B aplicada nas primeiras 24 horas de vida chegou a 99,75%; a pneumocócica registrou 96,27%; e a vacina contra o rotavírus humano atingiu 95,04%. Também houve melhora em relação aos anos anteriores. A cobertura da vacina contra poliomielite em menores de um ano passou de 82,94% em 2022 para 92,59% em 2025. Já a meningocócica C avançou de 82,87% para 94,64% no mesmo período. 

Entre as crianças de um ano, os dados também mostram recuperação. A primeira dose da tríplice viral chegou a 95,97% de cobertura em 2025, enquanto a vacina contra hepatite A atingiu 92,18%. A cobertura da pneumocócica passou de 77,02% em 2022 para 91,67%, e a da meningocócica C avançou de 80,18% para 93,70%. 

Para a professora e coordenadora do Observatório de Pesquisa e Estudos em Vacinação da Escola de Enfermagem da UFMG (Opesv-EEUFMG), Fernanda Penido, a aproximação entre universidade e serviço público fortalece a construção de soluções para os desafios da imunização. "Juntos, podemos pensar em estratégias para melhorar as coberturas vacinais e refletir sobre o uso da tecnologia e da inovação para facilitar o acesso às vacinas, ampliar a proteção da população e incentivar que mais pessoas completem seus ciclos vacinais", afirmou Penido.

Prêmio Amigos do Zé Gotinha

Durante o congresso, a SES-MG realizou a entrega do Prêmio Amigos do Zé Gotinha, que reconhece experiências desenvolvidas em Minas Gerais para fortalecer as práticas de vacinação, ampliar as coberturas vacinais e aproximar saúde e educação nos territórios. Na modalidade voltada aos municípios, foram reconhecidas ações de boas práticas em vacinação nas categorias Referência em Imunização, Excelência em Imunização e Compromisso em Imunização. As cidades selecionadas foram divididas em três portes populacionais, conforme os critérios definidos em edital, publicado em março de 2026.

Também foram reconhecidas escolas com o selo “Escola Amiga da Vacinação”. Cinco projetos foram selecionados, desenvolvidos em Ipatinga, Pompéu, São Joaquim de Bicas, São Brás do Suaçuí e Miravânia. As experiências estão sendo apresentadas na sessão de pôsteres do congresso. A iniciativa valoriza ações que fortalecem a mobilização nos territórios, estimulam a integração entre saúde e educação e contribuem para ampliar o acesso da população às vacinas.

Os premiados podem ser conferidos aqui .

Dia D de Multivacinação

A SES-MG realizou, no último sábado (20/6), o Dia D da Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A mobilização contou com a adesão de cerca de 95% dos municípios mineiros e, ao longo do dia, foram aplicadas mais de 77 mil doses de vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em Unidades Básicas de Saúde (UBS), vacimóveis e pontos estratégicos de vacinação.

A Campanha de Multivacinação começou no dia 1/6, com o objetivo de ampliar as coberturas vacinais e atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes com esquema incompleto. Até essa terça-feira (23/6), foram contabilizadas mais de 1,2 milhão de doses aplicadas no público-alvo da ação, que segue até o fim de junho.