
A moradora Gilmara da Rocha, residente no município de Berilo, denunciou nesta quarta-feira (24), a situação de precariedade enfrentada por famílias que vivem na R. do Porto. Parte da via não conta com rede de esgoto, mesmo estando localizada dentro da área urbana da cidade e próximo a pontos históricos do município.
A Rua do Porto, é uma das primeiras ruas de Berilo, mas estaria há anos em situação de abandono. Gilmara relata que apenas uma parte da via possui rede de esgoto, enquanto outro trecho permanece sem a estrutura básica. “A rua é muito precária. É uma rua que a gente vê que é deixada de lado”, afirmou. De acordo com ela, a ausência de saneamento obriga moradores a recorrerem a fossas, muitas vezes instaladas em áreas próximas ao rio.
O problema, conforme Gilmara, não atinge apenas uma residência. Ela afirma que várias famílias convivem com a mesma situação e que, quando há entupimentos ou necessidade de manutenção, os custos recaem sobre os próprios moradores. “A gente tem que estar pagando para fazer fossa. Muitas famílias não têm condição de pagar toda vez que dá um problema”, disse.
Gilmara relata que, por falta de condições financeiras para arcar com a manutenção das fossas, algumas pessoas acabam se dirigindo ao rio para fazer necessidades, gerando risco de contaminação. Em um vídeo enviado ao Gazeta dos Vales, ela mostra fossas nas proximidades das casas e a localização do rio, que passa logo abaixo da rua.
Além da falta de saneamento, a denunciante também reclama da coleta irregular de lixo. “Eles deixam de recolher o lixo por mais de 15 dias. O pessoal fica com lixo jogado na porta de casa. É um absurdo de se ver”, disse. Ela afirma que, em algumas ocasiões, a coleta só ocorre depois que moradores reclamam do fedor.
Segundo ela, a situação foi comunicada pessoalmente à prefeita e ainda conforme a moradora, a prefeita teria demonstrado desconhecimento sobre a falta de esgoto em parte da via. “Fiquei boba quando ela disse que nem sabia que não tinha esgoto”, concluiu.