
O Governo do Tocantins recebeu, neste sábado, 27, o embaixador do Japão no Brasil, Yasushi Noguchi, no Palácio Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, para uma agenda institucional voltada ao fortalecimento das relações internacionais e à apresentação das potencialidades econômicas do estado.
O encontro reuniu secretários estaduais, representantes de órgãos estratégicos e membros da comunidade nipo-brasileira para discutir possibilidades de cooperação entre o Tocantins e o Japão em áreas como logística, mineração, desenvolvimento sustentável, meio ambiente, esporte e intercâmbio cultural.
Na ocasião, o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Milton Neris, apresentou os avanços do Tocantins em infraestrutura logística e reforçou a posição estratégica do estado como corredor de integração nacional. Segundo ele, a localização privilegiada, somada aos investimentos em rodovias, ferrovia e nas Hidrovias Araguaia-Tocantins, amplia a competitividade do estado e fortalece sua capacidade de atração de novos investimentos.
“O Tocantins é um estado jovem; vai fazer 38 anos de existência, mas é um estado de crescimento. Nós éramos a parte esquecida de Goiás e nos tornamos hoje o coração do Brasil. É um estado com uma infraestrutura logística que vem se consolidando ano a ano, e no nosso planejamento estratégico isso é um dos pontos mais importantes, porque compreendemos a importância do escoamento de toda a nossa produção”, afirmou o secretário Milton Neris.
Na área ambiental, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, detalhou as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Tocantins para conciliar crescimento econômico, preservação ambiental e segurança jurídica, fatores considerados essenciais para o fortalecimento de parcerias internacionais. “Nós estamos muito focados em que esse desenvolvimento aconteça de maneira sustentável. Temos que fazer certo desde o início. A mineração é algo mais recente na nossa pauta de geração, e queremos entrar da forma correta, realizando todas as atividades sustentavelmente. Nos últimos três anos, o Tocantins foi o estado que mais avançou na sustentabilidade”, ressaltou.
O potencial mineral do Estado também esteve entre os temas apresentados durante a reunião. O presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Eduardo Moraes, destacou as oportunidades existentes no setor, especialmente no segmento de terras raras, minerais estratégicos para a indústria de alta tecnologia, produção de equipamentos eletrônicos, veículos elétricos e geração de energia limpa.
Durante a agenda, o embaixador Yasushi Noguchi enfatizou a relação histórica de amizade entre o Japão e o Brasil e ressaltou o interesse em ampliar parcerias com estados brasileiros que apresentam potencial estratégico para investimentos e desenvolvimento sustentável.
Também estiveram presentes na reunião representantes da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e gestores de outras pastas estaduais.
A visita do embaixador segue ao longo deste sábado com outros compromissos institucionais em Palmas. A iniciativa reforça a estratégia do Governo do Tocantins de ampliar o diálogo internacional, fortalecer relações diplomáticas e atrair parcerias voltadas ao desenvolvimento econômico, à inovação e à sustentabilidade.
Comunidade nipo-brasileira
A agenda contou ainda com a participação da Associação Cultural Nipo-Brasileira do Tocantins (ACNBT), reforçando a importância da comunidade japonesa no fortalecimento dos laços históricos, culturais e institucionais entre o Japão e o Estado.
“A comunidade japonesa no Brasil é símbolo da amizade entre o Japão e o Brasil. Aqui no Tocantins, não é muito grande, mas é muito ativa. Hoje temos o Festival do Japão aqui no Tocantins e espero que essa divulgação da cultura japonesa seja apoiada pelo povo tocantinense, porque isso pode criar amizade”, ressaltou Yasushi Noguchi.