RECEITA ABRE HOJE O SEXTO LOTE DA RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA
Principais notícias do Dia
Publicado em 18/11/2019

A Receita Federal paga hoje (18) aos contribuintes os valores referentes ao 6º lote de restituição do Imposto de Renda 2019.

A restituição deste lote terá correção de 4,02%, correspondendo ao período de maio a novembro deste ano.

No total, serão R$ 2,1 bilhões pagos, montante que também contempla restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018.

Neste lote serão pagos 1.365.366 contribuintes, sendo 5.270 contribuintes idosos acima de 80 anos, 32.641 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.673 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, e 16.408 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Agora que você tem as datas, que tal começar a pensar qual tipo de investimento será merecedor do seu dinheiro?

Perguntar qual o melhor investimento é como querer saber qual o melhor remédio na farmácia. Você precisa entender a sua necessidade para ter essa resposta.

"O investimento é o meio, não o fim", diz Bruno Ferreira Souza, planejador financeiro certificado pela Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros).

Ele explica que, quando as pessoas recebem um dinheiro com o qual não contavam, como a restituição do imposto de renda, tendem a pensar que podem correr o risco de perdê-lo e se arriscar mais nos investimentos. No entanto, é preciso respeitar o perfil de cada um.

"Com a taxa de juros em queda, as pessoas querem ter mais rentabilidade, mas muitas vezes não conhecem os riscos que estão correndo. Os investidores não podem colocar suas reservas financeiras a perder simplesmente porque os juros estão baixos", lembra José Vignoli, educador financeiro do SPC Brasil.

A taxa Selic, referência para os juros dos investimentos, está em 5% ao ano, o menor patamar da história, e deve cair ainda mais neste ano. As expectativas do mercado são de redução em 0,50 ponto percentual até o fim de 2019, o que pode levar a taxa Selic para 4,50% ao ano, conforme projeções do Boletim Focus do Banco Central.

Independentemente do patamar da taxa de juros, seu primeiro investimento deve ser para criar uma reserva de emergência, um dinheiro para ter disponível se passar por algum aperto que não estava previsto, e o dinheiro extra da restituição do imposto de renda é uma boa oportunidade para começar.

Comentários