A chuva no Espírito Santo deixa mais de 1.800 pessoas fora de suas casas em nove municípios. Viana é a cidade com maior número de moradores nessa situação (1.270 pessoas). A previsão é de mais chuva para todo o estado, segundo alerta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Quatro mortes foram registradas em decorrência das chuvas.
"Nossa maior preocupação são os deslizamentos de terra, que podem atingir alguma residência e ter alguma vítima. Por isso, estamos indo de prontidão com todas as nossas equipes, não só na Grande Vitória, mas em todo o interior do estado. A chuva chegou na região Norte e Noroeste do estado", disse o tenente coronel Wagner, do Corpo de Bombeiros.
Ao todo, são 1.744 desalojados (pessoas que foram para casa de parentes ou amigos) e 98 desabrigados (que estão em abrigos do poder público).
Desalojados e desabrigados no ES
Município Desalojados Desabrigados
Alegre24
Cariacica 77 36
Colatina 13
Domingos Martins 63
Marilândia 4
São Mateus 4
Santa Leopoldina 264 59
Viana1270
Vitória25
Fonte: Defesa Civil
Seis municípios decretaram situação de emergência por causa dos estragos causados pela chuva. São eles: Alegre, Cariacica, Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Leopoldina e Viana.
A chuva forte começou no dia 11 de novembro, no Sul do Estado. Dois dias depois, ela se intensificou para outras região do Espírito Santo. Desde então, não para de chover no Espírito Santo.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu um novo aviso especial para os 78 municípios do estado, que estão sob o risco de chuvas intensas, tempestade de raios e vendaval. O alerta está em vigor até as 23h59 desta quinta.
Nas últimas 24 horas, Linhares foi o município que registrou o maior acumulado de chuvas com 102,6 milímetros; seguido de Vitória, com 97,76 mm.
Colatina e Marilândia, que ainda não tinham registrado prejuízos com a chuva registraram prejuízos nesta quarta-feira (20).
Em Colatina, três imóveis foram interditados por risco de deslizamento. Treze pessoas estão desalojadas. Já em Marilândia, um início de deslizamento de terra em uma área de risco tirou uma família de casa.