ONG ABRE COVAS EM COPACABANA EM PROTESTO CONTRA AÇÕES DO GOVERNO
Principais notícias do Dia
Publicado em 11/06/2020

Voluntários da ONG Rio de Paz fazem um protesto na manhã desta quinta-feira (11) contra as ações do governo federal frente à pandemia do novo coronavírus. Cerca de 40 voluntários cavaram 100 covas rasas na areia da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, simbolizando as mortes pela Covid-19 no país.

Os voluntários iniciaram o ato às 4h, em frente ao Hotel Copacabana Palace. Nas covas, penduraram bandeiras do Brasil e cartazes. De acordo com Antônio Carlos Costa, presidente da Rio de Paz, as covas são uma alusão aos cemitérios lotados no país, como o de Manaus.

"Ali, nós temos primeiro as imagem das mortes que estão acontecendo simultaneamente e, por trás delas, famílias que ao mesmo tempo estão administrando sofrimento invisível de entes queridos. Ela traz a nossa mente o fato de que os mais necessitados estão sendo atingidos frontalmente, estão morrendo, sendo enterrados em covas rasas", diz Antônio.

Entre as reivindicações do protesto, estão a assistência às famílias em situação de vulnerabilidade durante a crise do coronavírus, um profissional de medicina à frente do Ministério da Saúde e a exigência de cronograma com metas dos governos federal, estadual e municipal para o combate efetivo da doença.

"O que nós esperamos com a manifestação é uma mudança dessa situação de crise. O que mais poderia ajudar agora é conhecer o cronograma, saber o que vai acontecer daqui a um, dois meses, para onde o país está indo. Mas não há metas, não há planejamento. Não houve um só momento que o presidente da república tenha expressado compaixão, solidariedade pelos que sofrem", afirma o presidente da ONG.

Comentários