Fortes chuvas atingem municípios nas regiões dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri desde quarta-feira (8), e comunidades estão isoladas em decorrência de estragos provocados em pontes e estradas, construções foram destruídas, e as rodovias estão interditadas.
Apenas nas últimas 24 horas choveu cerca de 80 milímetros em toda a região. O acumulado representa cerca de metade da média prevista para os vales do Jequitinhonha e do Mucuri em dezembro. Imagens registradas por moradores mostram os estragos dos temporais nas últimas horas.
Cerca de cem moradores do município de Palmópolis, no Vale do Jequitinhonha, estão desabrigados e foram acolhidos em escolas e ginásios do município em decorrência da destruição provocada pelas fortes chuvas que atingem a região desde quarta-feira (8).
Ainda no município, outras 1.500 pessoas estão isoladas na zona rural, sem água, sem energia elétrica e sem acesso a internet. As informações são da Defesa Civil de Minas Gerais.
Diante da situação, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), viaja para o Vale do Jequitinhonha na manhã de sexta-feira (10), onde irá acompanhar as ações do órgão de segurança nos municípios atingidos pelos temporais.