Sete em cada dez pessoas têm uma percepção positiva em relação ao agronegócio. É o que indica a pesquisa “Percepções Sobre o Agro - O Que Pensa O Brasileiro”, idealizada pelo Movimento Todos a Uma Só Voz. Resultados parciais do levantamento foram divulgados em 14 de setembro, durante o 14º Congresso de Marketing do Agro ABMRA, pelo coordenador-geral da pesquisa, Paulo Rovai.
Foram entrevistadas 4.215 pessoas em todas as regiões do Brasil, diversas faixas etárias e diferentes classes sociais. A maioria (65%) declarou ter uma atitude positiva em relação ao agronegócio. Já 22% responderam que boicotariam o setor e 43% se declararam neutros. A coleta de campo foi conduzida pelo Brazil Panels, painel digital com mais de 2 milhões de pessoas cadastradas e ativas.
Segundo Rovai, quem já trabalhou (84%) ou tem parentes que trabalham no agronegócio (80%) tende a avaliar o setor de maneira mais positiva. Por outro lado, a faixa etária de 30 a 59 anos foi mais crítica que o total da amostra em aspectos ambientais. “Para esta faixa etária, o agro é mais descrito como responsável por impactos ambientais e pela má utilização de recursos hídricos”, disse em nota o coordenador.
Durante o congresso, os resultados da pesquisa foram apresentados de forma resumida. A divulgação completa será realizada no dia 28 de setembro, às 10h, na Fundação Dom Cabral (FDC), com transmissão por meio do canal no YouTube do Movimento Todos a Uma Só Voz.
“Pesquisas como essa nos aproximam dos stakeholders e nos abrem caminhos para o desenvolvimento”, afirmou o coordenador da Academia Global do Agronegócio da FDC, Marcelo Brito.
Lançado oficialmente em fevereiro de 2021, o Todos a uma só Voz tem apoio de universidades, entidades e empresas do agro com o objetivo de gerar e disseminar conhecimentos de boa qualidade e estimular a empatia da população urbana pelo campo e pelos produtores rurais.