Esta é a segunda viagem de Bolsonaro ao Nordeste desde o último dia 5, quando relacionou a vitória do ex-presidente Lula na região no primeiro turno ao analfabetismo de parte da população. Na última quinta (13), o candidato à reeleição participou de agendas em Recife (PE).
Pela agenda prevista para este sábado, Bolsonaro também terá compromissos em Fortaleza (CE) e São Luís (MA).
Os estados do Nordeste somam 42,3 milhões de eleitores e ficam atrás somente dos estados do Sudeste (66,7 milhões de eleitores).
No discurso a seus apoiadores em Teresina, Bolsonaro disse ser "mentira" afirmar que ele associou a vitória de Lula na região ao analfabetismo.
"Mentira. Não tem esse vídeo", afirmou Bolsonaro.
No último dia 5, três dias após o primeiro turno, o presidente declarou: "Uma notícia importante, pessoal: 'Lula venceu em nove dos dez estados com maior taxa de analfabetismo'. Vocês sabem quais são esses estados? São do nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nessas regiões."
Ainda no discurso deste sábado, Bolsonaro citou a criação do Auxílio Brasil (que sucedeu o Bolsa Família) e a redução de impostos sobre os combustíveis.
No caso do Auxílio Brasil, o governo passou o valor de R$ 400 para R$ 600 com aval do Congresso. O reajuste vale somente até dezembro deste ano.
O presidente também voltou a defender a redução da maioridade penal, pauta que tem defendido desde que era deputado federal.