BELO HORIZONTE VIROU TEMA EM PARTE DE DEBATE PRESIDENCIAL
Principais notícias do Dia
Publicado em 17/10/2022

O presidente Jair Bolsonaro (PL) citou a falta de expansão e investimento no metrô de Belo Horizonte durante debate com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na TV Band deste domingo (16).

O tema surgiu no terceiro bloco do debate, quando cada candidato tinha 15 minutos para falar e podia usar o tempo como quisesse. Bolsonaro abriu o bloco perguntando ao petista sobre o Petrolão, esquema de desvio de recursos da Petrobras que veio à tona com as investigações da operação Lava-Jato e os gastos do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

"Foi um escândalo sem tamanho, os delatores devolveram R$ 6 bilhões. Você entregou para partidos políticos as diretorias da Petrobras, fez leilão em troca de apoio no Parlamento. O pessoal entrava para saquear. Olha o BNDES: porque a Venezuela tem metrô e Belo Horizonte não tem? Você entregou R$ 1,6 bilhão para Chávez e Maduro", acusou.

Durante seu discurso, Lula rebateu as críticas sobre endividamento da Petrobras e disse que a estatal se endividou para que pudesse investir na exploração do petróleo do pré-sal. Além disso, disse que seu governo construiu refinarias para que o Brasil pudesse exportar derivados de petróleo. Por fim, disse que só se descobriu corrupção na empresa porque houve investigação.

"Se houve corrupção na Petrobras, prendeu-se o ladrão que roubou e acabou. E só prendeu porque houve investigação", afirmou.

Na sequência, ele disse que em seu governo não havia sigilo de 100 anos - alfinetando Bolsonaro que determinou que informações sobre seu mandato não fossem tornadas públicas.

"No nosso governo, nada era escondido, a gente não tinha sigilo, não tinha sigilo da filha, do cartão de crédito, das casas, nada. Era tudo ali, no Portal da Transparência, e Lei de Acesso à Informação, duas obras-primas que o PT criou para que o povo acompanhasse em tempo real tudo o que era feito nesse país", afirmou.

Sem resposta por parte de Lula, Bolsonaro voltou no tema do metrô quando o tempo do petista havia se esgotado e acusou o petista de corrupção.

"Porque só poucas cidades brasileiras tem metrô e na Venezuela tem com dinheiro nosso? Porque outras capitais não tem? Esse cara manda dinheiro para fora porque parte volta para o bolso deles, da turma dele. Lá fora, Cuba, Venezuela não tem TCU, não tem CGU, não tem fiscalização", criticou.

Comentários