Neymar se tornou nesta sexta-feira (8) o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira, segundo números que a Fifa contabiliza de jogos oficiais da equipes nacionais. Os dois gols nos 5 a 1 contra a Bolívia no Mangueirão, em Belém, pelas Eliminatórias, o fizeram chegar a 79 com a camisa do Brasil, superando em dois o Rei Pelé. Na comemoração do primeiro, o atacante deu pulos socando o ar, como Pelé fazia.
Segundo as contas da Fifa, Pelé marcou 77 vezes em 91 jogos. Neymar igualou esse número em dezembro de 2022, com o gol que fez contra a Croácia pelas quartas de final da Copa do Mundo, confronto em que o Brasil foi eliminado nos pênaltis. Com os gols desta noite de sexta, o camisa 10 dessa geração atingiu 79, em 125 partidas.
A conta de gols pela Seleção tem controvérsias. Para a CBF, Pelé fez 95 gols porque a confederação também leva em consideração amistosos da Seleção contra clubes ou combinados regionais, muito comum nos anos 1950, 1960 e 1970, no auge do eterno camisa 10 na Seleção. O Rei do Futebol morreu em dezembro do ano passado.
"Significa muita coisa [passar o Pelé]. Pelé, para nós brasileiros, é unanimidade que é o Rei do Futebol, imagina superar alguém assim? Mas fico feliz e muita gente me ajudou nisso, no esporte você sempre tem muitas pessoas a agradecer, que te ajudaram, mesmo no tênis, tem o treinador, equipe de apoio. Você nunca alcança esses tipos de marcas sozinho", disse Neymar, quando perguntado, na véspera da partida, sobre o que sentiu quando marcasse e passasse Pelé.
Curiosamente, o primeiro gol de Neymar no Brasil pela Seleção foi no Mangueirão, em 28 de setembro de 2011, contra a Argentina, no Superclássico das Américas, na vitória por 2 a 0. Foi o quinto gol geral. O primeiro ocorreu logo na estreia, em 10 de agosto de 2010, no 1 a 0 sobre os EUA, em amistoso realizado em Nova Jersey, no início do ciclo para a Copa do Mundo de 2014.
Veja a lista dos 10 maiores artilheiros da Seleção segundo a Fifa:
Neymar - 79 gols
Pelé - 77 gols
Ronaldo - 62 gols
Romário - 55 gols
Zico - 48 gols
Bebeto - 39 gols
Rivaldo - 35 gols
Jairzinho - 33 gols
Ronaldinho Gaúcho - 33 gols
Tostão - 32 gols