A empresa italiana de energia Asja anunciou nesta terça-feira (12), durante encontro com o governador Romeu Zema, em Turim, na Itália, um plano de investir R$152 milhões na construção de uma fábrica para transformar resíduos urbanos em biometano e. Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A empresa italiana prevê a produção de 80 mil metros cúbicos diários de biometano e a geração de 30 vagas diretas.
"É um investimento importantíssimo, não só por gerar empregos, mas por ser um investimento verde. Hoje, os lixões e aterros em todo mundo emitem metano e estamos usando ele para gerar energia, que estaria sendo jogada na atmosfera e gerando efeito estufa", afirmou o governador.
O diretor da Asja no Brasil , Rickard Shager, afirmou que o investimento vai gerar também empregos indiretos na região e na cadeia de transformação do biometano.
"Estamos hoje anunciando ao governador o investimento nessa planta de biometano em Sabará. A operação começara a funcionar no terceiro trimestre de 2025", explicou Rickard Shafer.
O biometano é um gás natural renovável, que pode ser usado em diversas aplicações, desde mobilidade urbana até indústrias de grande porte. O produto é um concorrente do gás natural (GLP), no entanto é mais sustentável e auxilia na descarbonização da economia do Estado.