A região do Vale do Taquari, fortemente atingida pelas enchentes, terá mais de mil alunos voltando às aulas nesta quinta-feira (14). Quatro escolas do município de Encantado retomam as atividades. Confira quais:
Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini, com 771 alunos;
Escola Estadual de Ensino Fundamental Jardim do Trabalhador, com 88 alunos;
Escola Estadual de Ensino Fundamental Agostinho Costi, com 69 alunos;
Escola Estadual de Ensino Fundamental Farrapos, com 254 alunos.
De acordo com informações do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, as atividades da Escola Estadual de Ensino Médio Mariante, de Venâncio Aires, com 204 alunos devem retornar gradualmente a partir desta sexta-feira (15).
Desde terça-feira (12) municípios da região tem iniciado a retomadas das atividades. Na data, aEscola Estadual de Ensino Médio de Colinas, em Colinas, retomou o atendimento a seus 80 alunos. Já na quarta-feira (13), o o Instituto Estadual Estrela da Manhã, em Estrela, que atende 219 estudantes, recomeçou as aulas.
Investigação sobre as enchentes
O Ministério Público Federal (MPF) em Caxias do Sul (RS) abriu um inquérito civil para apurar eventuais responsabilidades e medidas que poderiam ter sido adotados por órgãos públicos para minimizar as consequências das enchentes que atingiram parte do Rio Grande do Sul nos últimos dias. Até o momento, de acordo com balanço da Defesa Civil gaúcha, 41 pessoas morreram e 46 ainda estão desaparecidas.
De acordo com o MPF em Caxias do Sul, o objetivo do inquérito é "apurar a extensão dos fatos, bem como identificar eventuais irregularidades e seus responsáveis", além de ações preventivas que poderiam ter sido adotadas para o "enfrentamento de situações climáticas extremas". O inquérito poderá, ao fim, viabilizar eventuais ações na Justiça e a adoção de medidas extrajudiciais.