GALO X BOTAFOGO FRENTE A FRENTE HOJE PELO BRASILEIRÃO
Principais notícias do Dia
Publicado em 16/09/2023

Atlético e Botafogo se enfrentam neste sábado (16) na Arena MRV em Belo Horizonte, às 21h (de Brasília). A partida marca o encerramento da 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Antes de entrar em campo, o Galo soma 31 pontos e ocupa a 9ª posição na tabela, enquanto o Botafogo segue líder isolado com 51 pontos. Na pior das hipóteses, o Atlético pode perder uma posição na classificação. Já o Glorioso pode, no máximo, ver a distância para o 2º colocado cair para sete pontos.

A pausa no futebol brasileiro para jogos da Data Fifa foi muito importante tanto para mineiros como para cariocas, que fizeram uso desse período em prol da recuperação de jogadores que estavam entregues ao departamento médico.

Atlético tem duas voltas, mas desfalque importante

Para a escalação diante do Botafogo, o técnico Luiz Felipe Scolari deve ter o retorno dos meias Zaracho e Hyoran, que perderam os últimos compromissos por lesão. Ambos devem começar a partida no banco de reservas.

Por outro lado, são cinco desfalques confirmados no Atlético. O atacante Hulk e o zagueiro Jemerson estão suspensos, enquanto o zagueiro Igor Rabello e os meias Igor Gomes e Alan Franco seguem se recuperando de problemas físicos.

Líder Botafogo terá time quase completo

Disparado na liderança do campeonato, o Botafogo viaja a Belo Horizonte para aumentar o máximo possível a vantagem no topo da tabela. Para a escalação, o Glorioso tem apenas uma baixa: Gabriel Pires, que está suspenso. Patrick de Paula e Rafael, em recuperação de graves lesões, não devem mais jogar em 2023.

Uma dúvida para a escalação de Bruno Lage está na lateral-direita, que pode contar com JP ou Di Plácido. Outra disputa está no ataque, com Júnior Santos e Segovinha disputando posição em uma das pontas.

Retrospecto muito favorável ao Botafogo

Atlético e Botafogo já se enfrentaram 81 vezes na história, com 26 vitórias do Galo, 20 empates e 35 vitórias do Glorioso. As últimas duas partidas, inclusive, foram vencidas pelo alvinegro carioca.

Uma delas foi pelo primeiro turno do Brasileirão 2023, no começo de maio. No estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, o Botafogo dominou e venceu o Atlético por 2 a 0.

Pensando nos jogos em Belo Horizonte, o Galo tem o rival como "freguês". Nos últimos dez jogos em que o Atlético recebeu o Botafogo, foram sete vitórias atleticanas, uma botafoguense e apenas um empate. O Galo marcou 16 gols e sofreu oito nesse recorte.

Mais um estádio que recebe Atlético x Botafogo

A Arena MRV será o oitavo estádio diferente a receber o confronto. O primeiro jogo também aconteceu em Belo Horizonte. No Estádio do Barro Preto, em 21 de outubro de 1923, o time carioca venceu o Galo por 4 a 2.

Desde então, essa partida já foi jogada nos seguintes palcos: Mineirão, Antônio Carlos, Independência, Mineirão, João Guido (em Uberaba), Arena do Jacaré (em Sete Lagoas) e Ipatingão (em Ipatinga).

Encontro de duas defesas fortes na Série A

A partida vai colocar frente a frente duas das três melhores defesas do Brasileirão 2023. Apesar da 9ª posição na tabela, o Galo tem a 3ª melhor defesa do Brasileirão, com 19 gols sofridos. À frente, estão apenas os dois primeiros colocados: Botafogo (13 gols sofridos) e Palmeiras (17 gols sofridos).

Se o desempenho atleticano segue sendo alvo de críticas, os números da defesa mostram um sinal positivo para reagir no campeonato. O Atlético só foi vazado duas vezes nos últimos cinco jogos e acumula oito gols sofridos nos últimos dez jogos da Série A.

Do outro lado desse confronto, estará não apenas a melhor defesa, mas também o melhor ataque deste Brasileirão. O Botafogo marcou 39 gols e sofreu 13 ao longo de 22 partidas, o que justifica a posição de líder com alguma folga.

Nos últimos dez jogos do Brasileirão, o Glorioso marcou 17 gols. Entretanto, foram apenas três tentos nos últimos cinco compromissos. Mantendo a força defensiva, o time de Bruno Lage foi vazado apenas três vezes nos últimos cinco jogos.

Atlético x Botafogo

Provável Atlético

Everson; Mariano, Maurício Lemos, Bruno Fuchs e Guilherme Arana; Battaglia, Otávio e Pedrinho; Pavón, Paulinho e Alan Kardec (Eduardo Vargas). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Provável Botafogo

Lucas Perri; Di Placido (JP Galvão), Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos (Segovinha), Victor Sá e Tiquinho Soares.. Técnico: Bruno Lage.

Motivo: 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Data e horário: 16 de setembro de 2023 (sábado), às 21h (de Brasília)

Local: Arena MRV, em Belo Horizonte

Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC)

Auxiliares: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Thiaggo Americano Labes (SC)

Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)

Transmissão

Rádio Itatiaia, no 95,7 FM e no Youtube, a partir das 19h30

TV: SporTV, Premiere

 

Comentários