A derrota do Cruzeiro por 1 a 0 para o Fluminense nessa quarta-feira (20), na 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, impediu que o time alcançasse duas vitórias seguidas na competição. Vivendo uma gangorra, a equipe celeste não sabe o que é emplacar uma sequência de triunfos desde o intervalo entre abril e maio deste ano.
A última vez que o Cruzeiro alcançou uma sequência positiva de pelo menos duas vitórias no Brasileirão foi entre a segunda e quarta rodadas, no primeiro turno, quando venceu três jogos: o Grêmio (1 a 0), Bragantino (3 a 0) e Santos (2 a 1), em sequência.
Nesse intervalo, o Cruzeiro ainda venceu o Náutico na partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil, por 2 a 0, no dia 25 de abril, no Independência. Esse placar garantiu o clube nas oitavas de final do mata-mata. Na ida, em Recife, no estádio dos Aflitos, o time celeste havia perdido por 1 a 0, no dia 13 de abril.
Sequências negativas
O que também chama a atenção é que depois dessa sequência de vitórias, só olhando pelo prisma do Brasileirão, o Cruzeiro somou, em 20 jogos, oito empates (Flamengo, Bahia, Internacional, Coritiba, Athletico-PR, Botafogo, Corinthians e Bragantino); oito derrotas (Fluminense. Cuiabá, Atlético, Fortaleza, Goiás, Palmeiras, Grêmio e Fluminense); e venceu apenas quatro vezes (América, São Paulo, Vasco e Santos).
O time ainda comandando por Pepa - que foi demitido no fim de agosto - teve duas sequências negativas. A primeira entre o dia 22 de maio e o dia 21 de junho, o time ficou cinco jogos sem vencer. Foram três derrotas e dois empates.
Entre 16 de julho e 3 de setembro a pior sequência de resultados até então na temporada. Foram oito jogos sem vitória, com cinco empates e três derrotas. Esse período foi determinante para a demissão do português Pepa.
Sequência positiva
Somente duas vezes neste ano o Cruzeiro conseguiu emplacar sequência de vitórias. A primeira aconteceu ainda no Campeonato Mineiro com dois jogos: vitória por 4 a 0 em cima do Villa Nova, no dia 18 de fevereiro, no Castor Cifuentes. E contra a Caldense, por 2 a 1, no Ronaldão, em Poços de Caldas, no dia 23 de fevereiro.
A segunda foi a de quatro jogos citada no início da reportagem, com três vitórias no Brasileiro (Grêmio, Bragantino e Santos) e uma na Copa do Brasil (Náutico) entre abril e maio deste ano.
O Cruzeiro é o 11º colocado com 29 pontos. O time celeste tem 24 jogos, e pode perder posição caso o Corinthians vença o Botafogo.
O jogo do Alvinegro de São Paulo com o atual líder do Campeonato Brasileiro está marcado para esta sexta-feira (22), às 20h, na Neo Química Arena.
O Corinthians é o 14° colocado com 27 pontos. Se vencer chega aos 30, e, assim, ultrapassa o Cruzeiro.
O Botafogo é o líder, e tem 51 pontos, em 23 jogos.