O Atlético recebe, às 21h deste sábado (23), na Arena MRV, em Belo Horizonte, o Cuiabá, pelo fechamento da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em caso de vitória, a equipe alvinegra vai colar no G7, grupo dos sete melhores que se classificam à Copa Libertadores de 2024.
O time que abre o G7 é o Athletico-PR, com 40 pontos. Já o Atlético é o nono colocado, com 34. O Cuiabá, rival do Galo neste sábado, está logo atrás, no décimo posto, mas com 29.
O duelo entre Galo e Dourado é o único pelo Brasileiro neste sábado. O Atlético chega para o jogo após vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, no último sábado (16), na Arena MRV, pela 23ª rodada.
Já o Cuiabá empatou em 2 a 2 com o América, na Arena Pantanal, na capital do Mato Grosso, na sexta-feira (15) da semana passada.
Desfalques e equipes
O Atlético tem dois desfalques por lesão. O atacante chileno Eduardo Vargas, com entorse no joelho esquerdo, e o zagueiro Igor Rabello, com lesão na região posterior da coxa esquerda, estão fora. Nenhum deles é tido como titular.
Felipão tem uma dúvida por conta de um retorno: o zagueiro Jemerson, que cumpriu suspensão contra o Botafogo, volta a ser opção e briga por posição com Bruno Fuchs. Já o atacante Hulk, que também estava suspenso, retorna como titular na vaga do centroavante Alan Kardec.
Do lado do Cuiabá, são dois desfalques garantidos para enfrentar o Atlético: o técnico portuhuês António Oliveira e o volante Filipe Augusto, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Além deles, o atacante Jonathan Cafú é dúvida após sofrer entorse no joelho esquerdo.
Para a vaga de Filipe Augusto, a disputa deve ficar entre Denilson e Ceppelini. Em relação ao substituto de António Oliveira, o auxiliar Bruno Lazaroni deve comandar o Dourado na beira do campo.
Histórico
O Atlético defende uma invencibilidade histórica contra o Cuiabá. A equipe alvinegra nunca foi derrotada pelos cuiabanos: foram quatro vitórias e um empate em cinco partidas, todas disputadas de 2021 em diante.
O último duelo foi em 10 de maio deste ano, pela quinta rodada do Brasileirão. O Atlético foi até a Arena Pantanal, na capital do Mato Grosso, e venceu com direito a goleada, por 4 a 0.
Atlético x Cuiabá
Atlético
Everson; Mariano, Mauricio Lemos, Bruno Fuchs (Jemerson) e Guilherme Arana; Rodrigo Battaglia, Otávio e Pedrinho; Cristian Pavón, Paulinho e Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Cuiabá
Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Alan Empereur e Rikelme; Raniele, Denilson e Fernando Sobral (Pablo Ceppelini); Wellington Silva, Clayson e Deyverson. Técnico: Bruno Lazaroni (auxiliar de António Oliveira)
Motivo: 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 23 de setembro de 2023 (sábado), às 21h (de Brasília)
Local: Arena MRV, em Belo Horizonte
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon (SP) e Francisco Chaves Bezerra (PE)
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski (PR)