Uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas na região Nordeste de Belo Horizonte, provoca homicídios e impõe toques de recolher, é algo de operação do Ministério Público de Minas Gerais nesta quarta-feira (11). Ao todo, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão preventiva.
Chamada de Operação Operarius, a ação é coordenada pela 11ª Promotoria de Justiça de Belo Horizonte e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, em conjunto com a Polícia Militar (PM) e com o apoio da Polícia Penal.
As investigações começaram em dezembro de 2022 e comprovaram, segundo o MP, que atuação da organização criminosa na região Nordeste da capital tem gerado disputa pelo controle do tráfico de drogas com a prática de homicídios e toques de recolher.
Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão preventiva em Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Esmeraldas e no estado do Ceará.
A operação contou com a participação de dois promotores de Justiça, quatro servidores do Ministério Público, 173 policiais militares e 12 policiais penais.