05:00 - 07:00
SÓ MODÃO EDIÇÃO MANHÃSÓ MODÃO EDIÇÃO MANHÃ
Offline
CHUVA FORTE PROVOCA ESTRAGOS EM JOÃO MONLEVADE
Principais notícias do Dia
Publicado em 01/12/2023

Uma forte chuva atingiu a cidade de João Monlevde, na região Central de Minas, na noite dessa quinta-feira (30). Em alguns vídeos filmados por moradores da região, é possível ver ruas alagadas, uma forte enxurrada, no centro da cidade, próximo a Avenida Wilson Alvarenga, no bairro Carneirinhos.

Em outro vídeo, é possível ver um homem correndo em direção a uma moto e segurando o veículo. Ainda segundo a Defesa Civil, diversos bairros foram afetados e uma casa desmoronou. Em outro ponto, os vídeos mostram o córrego da comunidade "Barraginha", no bairro Nova Esperança, que se transformou em um enorme rio.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade está em alerta para a possibilidade de chuvas intensas de até 30 milímetros por hora e ventos de até 60 km/h. A lista ainda inclui 527 cidades do Triângulo Mineiro, Sul de Minas, Zona da Mata, Rio Doce e região metropolitana de BH.

Veja diferença entre os alertas vermelho, laranja e amarelo do Inmet:

Alerta amarelo

Esse é o alerta emitido nos casos de “perigo potencial” ou “risco moderado”, ou seja, uma situação meteorológica que pode se tornar perigosa. Quando uma cidade é incluída no alerta amarelo, ela pode registrar chuvas com intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos de 40km/h a 60km/h. O alerta amarelo também inclui baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Alerta laranja

Este alerta é emitido em casos de “perigo” ou “risco alto”, quando a situação meteorológica já é perigosa. As cidades em alerta vermelho podem ter chuvas com volume entre 30 e 60 milímetros hora ou de 50 a 100 milímetros por dia. Os ventos são intensos, com velocidades entre 60 km/h e 100 km/h. O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é consideravelmente maior.

Alerta vermelho

Este é o alerta emitido nos casos de “grande perigo” ou “risco muito alto”, com volume de chuva superior a 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia. O risco de alagamentos e transbordamentos de rios é grande, assim como a possibilidade de deslizamentos de encostas.

O Inmet recomenda que a população se mantenha atenta e preparada nos casos de alerta vermelho, e tome algumas precauções, como tirar aparelhos da tomada, observar alterações em encostas e acionar a Defesa Civil (199) ou Bombeiros (193) nos casos de emergência.

Comentários
Carregando comentários...