Em evento com familiares de vítimas da tragédia de Brumadinho, que completa cinco anos na semana que vem, o governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) chamou os envolvidos no rompimento da barragem da Vale de “criminosos” e disse que eles “precisam ser punidos”.
A declaração de Zema foi dada na tarde desta terça-feira (16), quando o governador participou de um evento de inauguração de uma placa em homenagem às vítimas — e que ficará instalada na Academia dos Bombeiros, no Bairro São Luiz, na Região da Pampulha.
“Os criminosos precisam ser punidos e nós temos que olhar para o futuro. Infelizmente, não temos como mudar o passado, que é muito dolorido. As pessoas, as famílias, aqueles que estão sofrendo, precisam ser tratados com dignidade, precisam ser ressarcidos - apesar de que a dor nunca irá acabar. Mas é preciso, pelo menos, dar um mínimo de conforto”, disse Zema na ocasião.
O governador se comprometeu, ainda, em colocar uma placa em todas as obras que forem custeadas com os recursos advindos do acordo firmado com a Vale. Ao todo, são R$ 37,7 bilhões em recursos que serão utilizados em obras de infraestrutura e na reparação aos impactos socioambientais causados pelo rompimento da barragem, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.