" APRESENTAR PLANOS É UMA COISA... OUTRA É ENTREGAR " DIZ ZEMA SOBRE LULA
Principais notícias do Dia
Publicado em 09/02/2024

O governador Romeu Zema (Novo) afirmou, em entrevista exclusiva à Itatiaia, estar ‘satisfeito’ com os anúncios feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em evento em Belo Horizonte na manhã desta quinta-feira (8). Foi o primeiro encontro entre os dois mandatários desde a eleição de ambos, em outubro de 2022.

‘Fiquei satisfeito com os planos que o Governo Federal tem para Minas. Espero que se concretizem, porque apresentar planos, trazer no papel, é uma coisa e fazer as entregas é outra’, afirmou Zema.

Na primeira visita a BH desde que foi eleito, Lula anunciou a doação de parte do terreno do Aeroporto do Carlos Prates à Prefeitura de BH, a inclusão de viadutos do Anel Rodoviário no PAC e a criação de novos institutos federais de educação. Lula prometeu solução para a “novela” da duplicação da BR-381 e apontou, inclusive, a intenção de utilizar as Forças Armadas nas obras caso mais uma tentativa de concessão à iniciativa privada termine sem interessados.

O governador também disse estar “confiante com os planos que o governo federal tem para Minas” e ressaltou que pediu melhorias nas estradas federais do estado que, segundo afirmação de Zema “estão esquecidas”.

‘União não é banco’

A dívida de Minas com a União também foi tema da conversa dos mandatários.

“Falei com ele que a União não é um banco. A União precisa entender que ela é um ente público. A dívida com a União tem que ser corrigida, mas não pode cobrar de um outro ente público como um banco cobra de uma empresa”, afirmou Zema.

Romeu Zema disse que durante a conversa pediu um “empenho especial” sobre o acordo da tragédia de Mariana ocorrida em 2015. Zema ressaltou o trabalho do governo de Minas na tragédia de Brumadinho, que completou 5 anos no último mês.

“A tragédia de Brumadinho que aconteceu no início do meu governo já está se transformando em hospitais, em estradas e em benefícios para os atingidos. A tragédia de Mariana que aconteceu há oito anos já consumiu bilhões em fundação e consultorias técnicas e os atingidos nada receberam”, apontou. Zema ainda destacou que o acordo de Brumadinho aplicou a maior multa da história de Minas Gerais.

Aproximação

A participação do governador de Minas na agenda de Lula em Minas está sendo considerada um primeiro ato de aproximação, apesar de serem adversários políticos. Em 2022, Zema apoiou a candidatura de Jair Bolsonaro (PL).

“Nós podemos não concordar em diversos pontos, mas respeitamos um ao outro. Quando há divergência de ideias é que as melhores ideias surgem”, afirmou o governador à Itatiaia.

Comentários