Cruzeiro e América se enfrentam nesta quinta-feira (15), às 20h (de Brasília), no ‘clássico dos invictos’ do Campeonato Mineiro. Líderes de seus grupos, os times comandados por Nicolás Larcamón e Cauan de Oliveira vivem grande fase e ainda não perderam em 2024. As equipes jogarão pela quinta rodada do Estadual, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Mandante no clássico, o Cruzeiro soma dez pontos e lidera o Grupo A. Os celestes derrotaram Villa Nova, Atlético e Patrocinense, além de terem buscado um empate contra o Athletic. Também em boa fase, o América é o primeiro do Grupo C, com 10 pontos, após ter vencido Pouso Alegre, o Ipatinga e o Uberlândia e empatado com o Itabirito.
Casa cheia
O Cruzeiro solicitou quatro vezes o aumento da previsão de público para o clássico contra o América. A diretoria celeste pediu a liberação de 38 mil ingressos. Em um primeiro momento, o número era de 15 mil, mas, devido à demanda, a carga de bilhetes foi aumentada. A previsão é de mais de 30 mil presentes no Gigante da Pampulha.
Mudanças
Titular nos últimos dois jogos, o zagueiro Zé Ivaldo cumprirá suspensão automática por acúmulo de cartões. O jogador foi punido durante a vitória diante do Patrocinense, na última sexta-feira (9). Com isso, para formar a dupla de zaga, Larcamón deverá utilizar João Marcelo e Neris.
Em contrapartida, o Cruzeiro terá uma novidade para o clássico. O atacante Rafael Elias está de volta entre os relacionados e deverá começará o confronto no banco de reservas. O centroavante passou por um procedimento cirúrgico no braço direito e perdeu as primeiras rodadas do Campeonato Mineiro. O camisa 40 ainda não entrou em campo em 2024.
O América, por sua vez, contará com o retorno de Éder para a defesa. O zagueiro se recuperou de sinusite e deverá compor a defesa alviverde ao lado de Ricardo Silva. Outro que poderá voltar é Emmanuel Martínez, meia que se recupera de lesão no tendão de Aquiles. O argentino está em transição física.