Belo Horizonte confirmou 617 novos casos de dengue em apenas dois dias. A informação está presente no balanço sobre a doença divulgado na tarde desta sexta-feira (16) pela prefeitura. O número representa uma alta de quase 20% em relação aos dados do último boletim, divulgado na quarta-feira (14).
A confirmação dos novos casos acontece no mesmo dia em que o secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Bacheretti, afirmou que o estado deve enfrentar o pior ano da dengue em sua história: ‘Este é o momento mais crítico da região de Belo Horizonte em número de atendimentos. Nós devemos estar vivendo o maior volume de pacientes durante este ano epidêmico. A experiência diz que isso vai durar algumas semanas, mas esse pico de atendimento tende a começar a diminuir já em meados de março’.
O número de mortes na capital mineira segue inalterado: cinco registros. Entre quarta e sexta, foram mais 872 casos suspeitos de dengue que passaram a ser investigados pela prefeitura. No total, são 3.718 casos confirmados e 16.203 suspeitos.
Quais são os sintomas da dengue?
O quadro sintomático da dengue inclui, segundo o Ministério da Saúde:
Febre alta (maior que 38ºC);
Dor no corpo e nas articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal-estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo;
Além desses sintomas, o Ministério de Saúde recomenda que as pessoas estejam atentas aos sinais de alerta e de agravamento do quadro, que podem levar a choque grave e até morte. Os sinais de alarma são os seguintes:
Dor abdominal intensa e contínua;
Vômitos persistentes;
Acúmulo de líquidos;
Letargia ou irritabilidade;
Aumento progressivo do hematócrito;
Sangramento de mucosa.