CHUVA: ALERTAS VERMELHO E AMARELO EM AO MENOS 400 CIDADES MINEIRAS
Principais notícias do Dia
Publicado em 19/02/2024

A segunda-feira (19) pode começar com chuva intensa em 403 cidades de Minas Gerais, listadas nos alertas vermelho e amarelo divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesse domingo (18). O comunicado é válido até as 10h desta segunda-feira (19).

Algumas cidades do estado podem registrar chuvas entre 30 e 100mm, além de ventos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Assim como os alertas de calor, cada cor dos alertas de chuvas intensas tem significados diferentes, evidenciando o tamanho do risco corrido por quem mora na região. Confira abaixo qual o significado das cores amarela, laranja e vermelha nos alertas de chuva do Inmet.

Alerta amarelo

Esse é o alerta emitido nos casos de “perigo potencial” ou “risco moderado”, ou seja, uma situação meteorológica que pode se tornar perigosa.

Quando uma cidade é incluída no alerta amarelo, ela pode registrar chuvas com intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos de 40km/h a 60km/h. O alerta amarelo também inclui baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Alerta laranja

Este alerta é emitido em casos de “perigo” ou “risco alto”, quando a situação meteorológica já é perigosa. As cidades em alerta vermelho podem ter chuvas com volume entre 30 e 60 milímetros hora ou de 50 a 100 milímetros por dia. Os ventos são intensos, com velocidades entre 60 km/h e 100 km/h. O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é consideravelmente maior.

 

Comentários