O ano de 2023 é o mais quente de todos os tempos, segundo dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM). No Brasil, a maior temperatura da história também foi registrada no ano passado. Em 19 de novembro, a cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, alcançou a marca de 44,8°C.
O Vale do Jequitinhonha e o Norte de Minas foram as regiões que mais esquentaram no ano passado. Segundo um levantamento do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), obtido pela Itatiaia, as 10 cidades que apresentaram a maior anomalia de temperatura do país - ou seja, a maior variação em relação à média de outros anos - estão em Minas Gerais.
Turmalina, no Vale do Jequitinhonha, é a primeira da lista. A cidade de 20 mil habitantes registrou uma elevação de temperatura de até 5,52°C acima da média. Em novembro, o mês mais quente, a média das temperaturas máximas ficou em 35,2°C.
O levantamento analisou todas as 5.700 cidades do país. Além de encabeçar as 10 primeiras posições, Minas Gerais ocupa grande parte dos primeiros lugares da lista, sendo o estado que mais esquentou em 2023. Entre as 100 cidades que mais aqueceram, 83 são mineiras.
A pesquisadora Ana Paula Cunha, uma das elaboradoras do levantamento, revela porque a região do Jequitinhonha e Norte de Minas foram as mais afetadas pelo aumento das temperaturas no país.
"É uma combinação de causa, relevo, vegetação degradada, e também pelo aquecimento global. A baixa disponibilidade de água na região também faz com que a maior parte da energia disponível seja utilizada para o aquecimento do ar”, explicou à Itatiaia.
Um outro estudo, também feito por Cunha, mostra que a região já está em um processo de aquecimento há pelo menos 60 anos.
“Nas últimas seis décadas a região tem apresentado uma tendencia de aquecimento. Neste estudo, eu usei dados desde 1960. Mas provavelmente [o aquecimento começou] até antes. Esse aquecimento ao longo do anos tem uma relação direta com o aquecimento global”, afirma a cientista.
Veja as 10 cidades que mais esquentaram em 2023:
Turmalina (MG) - variação de 5,52°C
Botumirim (MG) - variação de 5,51°C
Capelinha (MG) - variação de 5,46°C
Leme do Prado (MG) - variação de 5,45°C
Veredinha (MG) - variação de 5,42°C
José Gonçalves de Minas (MG) - variação de 5,39°C
Itamarandiba (MG) - variação de 5,36°C
Capitão Enéas (MG) - variação de 5.34°C
Riacho dos Machados (MG) - variação de 5.34°C
Angelândia (MG) - variação de 5.34°C