Nove detentos fugiram do Presídio do Palmital, em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, no fim da manhã desta quinta-feira (29). Três deles foram encontrados e a polícia segue a busca pelos outro sete. Confira tudo o que se sabe
Fuga em banho de sol
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a fuga aconteceu durante o banho de sol dos detentos nessa quinta-feira (29). Segundo fontes da Itatiaia, eles teriam subido no muro da instituição e rompido a proteção.
Quem são os detentos
O Governo de Minas divulgou as identidades e fotos de todos os procurados. A Itatiaia apurou, com base em dados públicos da Justiça de Minas Gerais, sete detentos possuem passagens ou respondem por crimes como homicídio qualificado, furto, roubo e tráfico de drogas (confira abaixo o histórico dos detentos que fugiram).
Kelven Rodrigues Reis, de 18 anos
O jovem de 18 anos foi preso em flagrante no dia 13 de fevereiro após ser apontado como um dos autores de um roubo majorado. Segundo a Justiça, Kelven e outra pessoa estavam em uma motocicleta quando renderam duas vítimas, ameaçando-as com uma faca. Foram levados três celulares cartões bancários e R$ 200,00. Kelven foi preso com um dos cartões de crédito e a faca usada no crime. Na casa dele, foi encontrada a carteira de uma da vítima, enquanto dois dos três celulares roubados foram localizados na entrada do beco em que Kelven mora. A prisão em flagrante foi convertida para preventiva no dia 14 de fevereiro.
Vitor Gabriel de Oliveira Simões, de 20 anos
O jovem de 20 anos é réu por um roubo majorado cometido em 2023, em Belo Horizonte. Ele também é réu por tráfico de drogas em Santa Luzia e foi preso por tráfico de drogas em maio de 2023 na mesma cidade, mas acabou solto um dia depois.
Victor André Luiz Gomes Soares, de 20 anos
Este fugitivo é citado em três processos por roubos majorados cometidos em Belo Horizonte entre 2021 e 2022. Em 2023, ele foi preso em flagrante por tráfico de drogas e porte irregular de arma de fogo em Santa Luzia, mas foi solto pouco depois. Ele também tem passagens por violação de domicílio e furtos qualificados
Wilbert Eduardo Melo da Silva, de 22 anos
O jovem é réu por homicídio qualificado (‘motivo torpe’ e ‘uso de recurso que dificultou a defesa da vítima’) e tráfico de drogas, crimes cometidos em Santa Luzia, em 2021. Ele também responde por uma tentativa de homicídio cometida dois anos depois na mesma cidade.
Deivid Antônio de Souza, de 35 anos
O fugitivo de 35 anos é réu por um homicídio duplamente qualificado cometido em 2015 e por tráfico de drogas em 2022. Deivid também tem passagens por tráfico e associação para o tráfico.
Walace Lima Gonçalves, de 22 anos
O jovem de 22 anos é réu por uma tentativa de homicídio cometida em Santa Luzia. Ele também é suspeito de roubo majorado em Contagem, na região metropolitana.
João Batista Freire Rodrigues Filho, de 34 anos
O homem de 34 anos tem passagens por tráfico de drogas em 2015 e 2017, além de ser investigado por organização ou associação para produção/tráfico de drogas desde 2023.
Recapturados
Em nota, pasta informou que, até o início da tarde de ontem, dois dos nove fugitivos já foram recapturados pela Polícia Militar. Na manhã desta quinta (1º), fontes da reportagem confirmaram que o terceiro detento foi encontrado. Trata-se de Victor André Luiz Gomes Soares, 20 anos.
Conforme o boletim de ocorrência, ele estaria no interior de um apartamento, na avenida Teresa Lourenço Rodrigues, no bairro São Benedito e foi levado para a Delegacia de Plantão de Santa Luzia.
Buscas continuam
Agentes das forças de segurança continuam na busca dos outros seis. Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) pediu a colaboração da sociedade para localizar os detentos: “Importante destacar que a população pode auxiliar as forças de segurança com informações sobre o paradeiro dos indivíduos. Basta ligar 181. A ligação é gratuita, anônima e totalmente segura para o denunciante”.