Com capacidade para atender até cerca de 300 pessoas por dia, o hospital de campanha para pacientes com suspeita de dengue, chikungunya ou zica começa a funcionar na tarde desta sexta-feira (1º) em Belo Horizonte. A unidade, instalada ao lado da UPA Norte, contará com 170 profissionais trabalhando por 24 horas. A expectativa é de que o hospital funcione até o mês de maio.
“O hospital vai ter 40 leitos de baixa complexidade para atender o paciente com dengue que precisa de hidratação e fica um tempo médio de 48 horas”, explicou o subsecretário de assistência à saúde, André Menezes.
O secretário ressalta que as pessoas que estiverem com sintomas de dengue podem ir direto ao hospital de campanha para se consultar. Não será necessário passar por outra unidade de saúde antes.
Ele também comentou por que o hospital de campanha foi montado na região Norte. “Hoje, a região Norte concentra o maior número de casos. Mas, obviamente, é uma unidade aberta para toda a população da cidade”, disse.
Ainda conforme o subsecretário, a criação de outros hospitais de campanha dependerá da evolução de casos doenças em BH. “Há possibilidade de a gente abrir outras estruturas nesse formato hospitalar para garantir o atendimento da população. O que definirá essa abertura é o caminhar da epidemia”, acrescentou.
Além do atendimento na nova unidade, que vai funcionar exclusivamente para atendimentos das arboviroses, também será possível a realização dos exames para diagnosticar as doenças.