A convite do Palácio do Planalto, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) participou, nesta terça-feira (12), da cerimônia de lançamento de 100 novas unidades de Institutos Federais de Educação. O parlamentar mineiro — expoente da oposição ao governo federal — foi eleito na semana passada como novo presidente da Comissão de Educação da Câmara, um movimento considerado como derrota para a base governista.
“Depois que fui eleito presidente da Comissão de Educação, o governo Lula fez o convite para comparecer. Caso eu não viesse, colocariam manchetes dizendo que eu não sou democrático. Só que eu vim. Vim porque é o meu papel institucional, mas obviamente não votarei. Fui hostilizado algumas vezes”, disse Nikolas.
Além das supostas hostilidades, Nikolas também foi tietado, principalmente entre estudantes que participavam da cerimônia.
A primeira sessão da Comissão de Educação sob comando de Nikolas Ferreira está marcada para esta quarta-feira (13). Após a indicação de Nikolas pelo PL, membros da base governista tentaram convencer o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), a postergar a formação das comissões. Não deu certo. A indicação do mineiro saiu conforme o planejado. O partido de Jair Bolsonaro representa a maior bancada de parlamentares na Câmara e detém prioridade na indicação para a Educação.
Nesta terça, Lula anunciou 100 novas unidades de IFs. Em Minas Gerais, serão oito novas instalações.