Em sua mais recente atualização, o aplicativo de mensagens Whatsapp passou a não permitir a captura de tela, ou print, da foto de perfil de usuários. Até o momento, a alteração só é válida para usuários de Android.
Ao tentar tirar um print de uma foto de perfil, agora, uma mensagem aparece na tela: “Não é possível capturar a tela devido à política de segurança”.
De acordo com a empresa, a medida dificulta a ação de criminosos e pessoas mal intencionadas que costumam aplicar golpes usando fotos de outros usuários. É comum que esses golpistas, por meio do aplicativo, se passem por outras pessoas e peçam dinheiro a amigos e parentes.
Como evitar ser vítima de golpes pelo Whatsapp
Algumas atitudes podem evitar que o usuário do seja vítima de golpes no WhatsApp e em outras plataformas. Veja, a seguir, algumas dicas de como se proteger:
Só abra mensagens e clique em links se tiver certeza de que pode confiar no remetente.
Se o remetente for legítimo, mas o conteúdo da mensagem parecer estranho, verifique com ele por um canal de comunicação alternativo (como uma ligação telefônica).
Em sites, sempre confirme o endereço. Se suspeitar que está diante de uma página falsa, use o navegador para inseri-lo manualmente. É comum que a URL contenha erros difíceis de identificar à primeira vista, como 1 em vez de I ou 0 em vez de O, por exemplo.
Adote uma solução de segurança ao navegar pela Web. Elas podem identificar e bloquear campanhas de spam e phishing.