Uma ponte na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos, desabou na madrugada desta terça-feira (26). Isso aconteceu, porque um navio de carga colidiu com um dos pilares da estrutura. A queda da ponte Francis Scott Key fez com que cerca de 20 pessoas caíssem na água, bem como veículos.
O governador Maryland, nos Estado Unidos, declarou estado de emergência após o acidente. Os bombeiros e mergulhadores buscam, ainda, por pelo menos 7 vítimas. Mas segundo os militares, ainda não se sabe o número exato de pessoas que estão na água.
“A ponte I-695 Key desabou devido ao choque de um navio”, informou a Autoridade de Transporte do estado de Maryland, mencionando a rodovia que atravessa o local.
Alguns minutos antes, a agência informou que as rotas de navegação foram fechadas nas duas direções devido ao “incidente” na ponte e que o tráfego estava sendo desviado.
“Posso confirmar que 1h35 (2h35 de Brasília), a polícia da cidade de Baltimore foi notificada sobre o colapso parcial de uma ponte, com trabalhadores possivelmente na água, na ponte Francis Scott Key”, afirmou o detetive Niki Fennoy em um comunicado.
Ponte Fancis Scott Key
O rio leva ao porto de Baltimore, um importante centro de navegação na Costa Leste e foi inaugurada em 1977, a ponte leva o nome do escritor de “The Star-Spangled Banner”, autor do poema que deu origem ao hino dos Estados Unidos.
A ponte tem quase 3 quilômetros de extensão e a estrutura também conta com uma ponte elevadiça e fica próxima ao porto de Baltimore.
O colapso da ponte afetará o transporte marítimo?
De acordo com o especialista em transporte de contentores, Lars Jansen, devido ao acidente, pelo menos 21 mil unidades de carga terão de mutar a rota.
"É um grande desastre” que “criará problemas significativos na Costa Leste dos EUA para importadores e exportadores dos EUA”, explicou a BBC.
“Vários navios mercantes estão agora presos no porto de Baltimore”, acrescentou. Jansen diz que não se lembra de ter ouvido falar de um evento como este antes.
A ponte tem quase 3 quilômetros de extensão e a estrutura também conta com uma ponte elevadiça e fica próxima ao porto de Baltimore.Ele diz que será um grande problema para o transporte marítimo na região, levando a alguns atrasos e custos adicionais. No entanto, de uma perspectiva global, não terá um impacto significativo.