Após quase um mês de muitos transtornos, nesta terça-fera (2), a cratera no bairro Belvedere foi fechada, e a avenida Presidente Eurico Dutra foi totalmente liberada. No local, o motorista precisa de atenção para os resquícios de obra, como cones, contêineres e caminhões, mas nada que impeça os veículos de transitar nos dois sentidos.
A cratera se abriu no dia 7 de março, após a rede de drenagem pluvial ceder.
No dia 15, as obras foram embargadas pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE), órgão do Ministério do Trabalho no Estado, por irregularidades e risco grave aos trabalhadores. Só no dia 27 de março, fiscais da SRTE desembargaram as obras, que foram retomadas.
A PBH ainda disse, ainda, que foram substituídos, aproximadamente, 80 metros de rede de drenagem pluvial, e que foi executada a compactação do solo com aplicação de uma camada superficial de asfalto.
Obra embargada
Após o SRTE embargar a obra e não liberarem após uma primeira vistoria, os responsáveis informaram que instaram sinalizações, escoramento metálico e guarda-corpo nos locais necessários. Auditores verificaram que os problemas apontados haviam sido corrigidos e liberaram o retorno dos trabalhos.
Trânsito caótico
No dia 8 de março, dia seguinte ao surgimento da cratera, o trânsito ficou muito complicado na região, com reflexos em várias partes da cidade. Por volta das 8h daquele dia, motoristas enfrentaram mais de seis quilômetros de congestionamento no trevo do BH Shopping, na BR-356, na avenida Raja Gabaglia e na avenida Nossa Senhora do Carmo.
Uma moradora do Vila da Serra, em Nova Lima, na região metropolitana, contou que o filho perdeu a primeira aula devido à retenção. “Saí de casa às 6h25 como de costume para levar meu filho à escola no Sion. No meio do caminho fomos surpreendidos com o trânsito impedido na descida da avenida Celso Porfírio Machado. Tive que fazer o retorno e descer a BR 356 — do Ponteio — completamente congestionada. Resultado: meu filho perdeu o primeiro horário na escola e eu só consegui chegar ao meu trabalho quase uma hora depois”, relatou.