Em busca do bicampeonato continental, o Atlético estreia na Copa Libertadores 2024 nesta quinta-feira (4), às 19h (de Brasília), contra o Caracas, no Estádio Olímpico da UCV, na capital venezuelana. O jogo é cercado de expectativa não só por marcar a abertura do Grupo G, composto ainda por Peñarol-URU e Rosario-ARG, que jogam no mesmo horário. É que, do ponto de vista psicológico, será fundamental uma vitória em Caracas para o elenco ganhar confiança para a decisão do Campeonato Mineiro, contra o Cruzeiro, marcada para domingo (7), às 15h30, no Mineirão.
O Galo chegou a abrir 2 a 0 no placar no primeiro jogo da decisão (30/3), mas permitiu a reação e o empate do rival. Com isso, será necessária uma vitória no Gigante da Pampulha diante de mais de 60 mil cruzeirenses. Por sua vez, o Cruzeiro precisa de um simples empate para erguer a taça diante de sua torcida.
O foco do técnico Gabriel Milito e do elenco estará na Copa Libertadores, mas sem perder de vista a decisão do fim de semana.
Bom retrospecto contra venezuelanos
O Galo ostenta aproveitamento de 80% contra clubes da Venezuela. Em 10 jogos, foram oito vitórias e dois empates. Invicto nesses duelos, o time brasileiro pode chegar a 82% no primeiro duelo internacional da temporada. Para isto, precisa derrotar os donos da casa, que vivem crise interna. Os “Demônios Vermelhos” não vencem há oito partidas no campeonato nacional e terão a estreia do treinador Henry Mendelez.
Time do Atlético
Sem os meio-campistas Rubens e Edenilson, que estão entregues aos cuidados do departamento médico, Milito também não poderá participar da partida. O técnico, expulso em jogo do torneio quando ainda defendia o Argentinos Juniors, terá que cumprir suspensão. Com isso, o auxiliar Leandro Ávila terá a missão de estar à beira do campo orientando Hulk e companhia.
Em Caracas desde a noite de terça-feira (2), os jogadores do Atlético fizeram o último treino antes do duelo já em solo venezuelano. A atividade foi nessa quarta-feira (3), no colégio San Agustín del Paraiso.
Caracas-VEN x Atlético
Caracas
Wuilker Fariñez: Luis Cassiani, Francisco Lamantía, Bianneider Tamayo, René Rivas; Danny Pérez, Bryant Ortega, Anderson Contreras, Ender Echenique, Manuel Sulbarán; Emmanuel Moreno. Técnico: Henry Mendelez
Atlético
Everson; Fuchs, Jemerson e Lemos (Rabello); Saravia, Battaglia, Igor Gomes, Zaracho (Alisson); Paulinho e Hulk. Técnico: Leandro Ávila
Motivo: 1ª rodada do Grupo G da Copa Libertadores
Data: 4 de abril de 2024
Local: Estádio Olímpico da UCV, em Caracas, na Venezuela
Horário: 19h (de Brasília)
Árbitro: Jhon Ospina (COL)
Auxiliares: Jhon Leon e Miguel Roldán (COL)
VAR: Nicolas Gallo (COL)
Transmissão: ESPN e Star Plus
A Itatiaia também transmite o duelo pelo 95,7 FM, 610 AM, e pelos canais no Youtube (@itatiaiaoficial e @itatiaiaesporte)