Donald John Trump, 78 anos, assumirá nesta segunda-feira (20) a presidência dos Estados Unidos da América. Oito anos após sua primeira eleição, esta será a segunda vez que Trump será empossado para o cargo de chefe de Executivo dos EUA.
O forte frio em Washington, capital dos EUA, fez com que o evento mudasse para a área interna do Capitólio. A expectativa é que as temperaturas fiquem entre -4ºC e -13ºC nesta segunda-feira.
Toda a cerimônia de posse será transmitida pelo canal C-Span, no Youtube, com início a partir das 9h.
A cerimônia de investidura em si é, no entanto, só uma de muitos eventos que acontecem na data.
Veja o cronograma de eventos desta segunda-feira (20):
Serviço na Igreja St. John - tradição dos EUA, o dia do presidente eleito começa com um serviço da Igreja Episcopal de St. John, a poucos metros da Casa Branca.
Chá na Casa Branca - antes de seguir para a cerimônia de posse, Trump será recebido pelo atual presidente, Joe Bide, para um café na Casa Branca.
Juramento e cerimônia de posse - a cerimônia começa inicialmente às 9h30 do horário local (11h30 no horário de Brasília) com apresentações musicais. A performance do hino americano ficará a cargo da estrela country Carrie Underwood.
Passagem de poder - por volta de 12h do horário local (14h no horário de Brasília) acontece a passagem de poder ao novo presidente eleito. O vice-presidente J. D. Vance é o primeiro a fazer o juramento. Em seguida, é a vez de Trump, conduzido pelo presidente da Suprema Corte, John Roberts.
Assinatura dos primeiros documentos na Sala do Presidente - empossado presidente, Donald Trump segue para a Sala do Presidente, no prédio do Capitólio, onde deve assinar os primeiros decretos de seu governo.
Almoço de posse - em seguida, Trump participa do tradicional almoço de posse promovido pelo Comitê do Congresso para Cerimônias de Posse, no Salão de Estátuas do Capitólio.
Inspeção de tropas e desfile - a partir das 15h no horário local (17h no horário de Brasília), o presidente dos EUA participa de uma cerimônia de inspeção das tropas do Exército. Tradicionalmente, os presidente participam ainda de um desfile comemorativo, do Capitólio até a Casa Branca. No entanto, com as condições climáticas extremas previstas, Trump deve falar aos apoiadores em uma arena próxima do Capitólio.