O Cruzeiro tem um importante compromisso nesta quinta-feira (11), às 21h (de Brasília), contra o Alianza-COL, no Mineirão, pela segunda rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana. A partida marcará a estreia de Fernando Seabra como técnico do time celeste. Ele assume a vaga do argentino Nicolás Larcamón, demitido nessa segunda-feira (8) por “incompatibilidade metodológica” com a diretoria do clube.
Na estreia da competição sul-americana, o Cruzeiro empatou fora de casa, por 0 a 0, com a Universidad Católica do Equador, no estádio Olímpico Atahualpa, em Quito.
Contra o Alianza-COL, o time celeste fará sua estreia em casa no torneio e vai em busca da primeira vitória. A equipe colombiana é a lanterninha do grupo e ainda não pontuou. Na semana passada, perdeu na Colômbia para o Unión La Calera, do Chile, por 1 a 0.
Como chegam para o jogo
Antes de enfrentar o Alianza-COL, o Cruzeiro perdeu por 3 a 1 para o Atlético na final do Campeonato Mineiro, no último domingo (7). O revés fez o time celeste perder o título estadual. Além disso, o resultado culminou para a demissão do técnico argentino Nicolás Larcarmón.
Já o Alianza empatou sem gols, também no último domingo (7), contra o Patriotas, pela 15ª rodada do Apertura, no Campeonato Colombiano. O rival cruzeirense foi a campo com uma equipe completamente reserva, justamente por priorizar o torneio continental.
A equipe é a penúltima colocada (19ª) no Campeonato Colombiano, com 13 pontos, um a mais do que o lanterna Patriotas.
Com o empate do fim de semana, o Alianza amarga cinco jogos sem vitória. Já são dois empates e três derrotas em sequência, contando o Campeonato Colombiano e a Copa Sul-Americana.
Cruzeiro pode ter novidades
No jogo desta quinta-feira (11), o técnico Fernando Seabra pode promover a estreia do atacante Gabriel Veron. O jogador, contratado neste ano por empréstimo junto ao Porto-POR, ainda não jogou pelo Cruzeiro em 2024.
Ele se recuperou de uma lesão no pé direito, sofrida durante treinamento na Toca da Raposa II, no dia 26 de janeiro, e foi relacionado pela primeira vez para um partida oficial (veja a lista dos convocados).
Esquema do Cruzeiro
O técnico Fernando Seabra comandou duas atividades desde sua volta ao clube, na terça-feira (9). O treinador é adepto do esquema 4-4-2 e suas variações, com uma linha de quatro defensores, dois volantes, dois armados e dois atacantes. Diferentemente de Nicolás Larcamón, que optou muitas vezes por três zagueiros, com um lateral nesse papel (na saída de jogo) mais defensivo na zaga.
Provável Alianza
O Alianza contratou um novo treinador, Hubert Bothert, que comandou a equipe entre 2021 e 2023. Pela má fase, César Torres foi demitido no dia 30 de março.
Torres estava no clube desde junho de 2023, e caiu após 14 jogos, apenas três vitórias, três empates e oito derrotas.
O meia Cárdenas, ex-Atlético, é o jogador mais conhecido do Alianza e volta a Minas para enfrentar o Cruzeiro.
Cruzeiro X Alianza-COL
Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Zé Ivaldo, João Marcelo (Neris), Marlon; Lucas Romero, José Cifuentes, Lucas Silva e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Juan Dinenno. Técnico: Fernando Seabra
Alianza-COL
Graziani; Navarro, Figueroa, Franco, Saldana; Mesa Mercado (Orozco), Manjarres (Castillo), Batalla, Gil, Contreras (Cárdenas), Rangel. Técnico: Hubert Bhodert.
Motivo: Segunda rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 11 de abril de 2024, às 21h (de Brasília)
Árbitro: Roberto Pérez (PER).
Assistentes: Michael Orue (PER) e Jesús Sánchez (PER).
VAR: Derlis López (PAR).
Transmissão: Paramount+ e a Itatiaia transmite a partida no rádio pelo AM 610 e FM 95,7, e em seus canais no Youtube
O portal Itatiaia Esporte traz a narrações com os lances do jogo em tempo real