Após vencer o Peñarol-URU e se isolar na liderança do Grupo G da Copa Libertadores, o Atlético volta novamente as atenções para o Campeonato Brasileiro. A partir das 18h30 (de Brasília) deste sábado (27), o time comandado pelo técnico Gabriel Milito encara o Cuiabá, lanterna da competição, na Arena Pantanal.
A principal ausência do Alvinegro no Mato Grosso será o atacante Hulk. Poupado pelo treinador argentino, o artilheiro da equipe na temporada, com os mesmos sete gols de Paulinho, ficou em Belo Horizonte e não encara o Dourado.
Para o duelo como visitante, válido pela quarta rodada da competição mais importante do país, Milito pode fazer outras mexidas no time titular. Saravia e Paulinho, que disputaram todos os oito jogos sob comando do “hermano”, também têm chances de não iniciarem ou de serem substituídos ao longo do confronto.
Opções para montagem do time
Sem Hulk, a tendência é pela utilização de Eduardo Vargas. Alisson, Alan Kardec, Cadu e Isaac também são opções para o setor.
Na lateral direita, a opção imediata é o experiente Mariano, acionado no segundo tempo da vitória sobre o Peñarol. A partida da última terça-feira (24), inclusive, foi apenas a sétima do jogador nesta temporada; ele esteve em campo em apenas 335 minutos no ano e pode ganhar minutagem contra o último colocado do Brasileirão.
Dúvida para poupar Arana
Outro que atuou bastante em 2024 foi o lateral-esquerdo Guilherme Arana. Ele seria poupado na partida com o Criciúma, a penúltima pelo Brasileiro, mas não ficou sequer 10 minutos no banco; com a lesão de Rubens, logo no início da partida, o camisa 13 precisou entrar em ação.
Sem opções de ofício para a posição, Milito pode improvisar algum atleta no setor ou optar por um esquema com três zagueiros. Isso, caso queira dar descanso ao titular, que fez 17 das 18 partidas da equipe até o momento. Arana acumula 1.480 minutos em campo na temporada.
Deyverson reforçará o Cuiabá
Barrado dos dois últimos jogos, após polêmica com a diretoria, o atacante Deyverson deve ser acionado para a partida deste fim de semana. Principal atacante do Dourado, o jogador acabou afastado por “problemas disciplinares. Em nota, Cristiano Dresch, presidente do Cuiabá, destacou que a equipe precisa de “jogadores comprometidos”.
O atacante de 32 anos é o líder em participações diretas em gols do time mato-grossense, com 15 no total. Ele ficou fora dos confrontos contra Grêmio, pelo Brasileiro, e Deportivo Garcilaso, pela Copa Sul-Americana.
Desfalques do Dourado
Além de Deyverson, Luiz Fernando Iubel, técnico interino, terá os retornos do zagueiro Alan Empereur, recuperado de pancada na cabeça, e do lateral-esquerdo Ramon, recuperado de lesão muscular.
Sob cuidados do departamento médico estão o meia Max e os volantes Filipe Augusto e Lucas Mineiro seguem como desfalques.
Situação das equipes
Mandante no confronto da quarta rodada do Brasileirão, o Cuiabá vive crise dentro e fora de campo. A equipe perdeu as duas primeiras partidas da Série A, contra Athletico-PR e Grêmio. Cabe lembrar que o duelo contra o Vitória, pela segunda rodada, não aconteceu devido ao confronto da Copa Verde. Na ocasião, o Dourado encarou o Goiás e foi derrotado por 2 a 0.
O Galo, por sua vez, empatou as duas primeiras partidas, contra Corinthians e Criciúma, e goleou o Cruzeiro por 3 a 0 na terceira rodada. Com cinco pontos, o time ocupa a sétima colocação e está a dois do Red Bull Bragantino, líder de momento.
Ficha Técnica - Cuiabá x Atlético
Cuiabá
Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Allyson (Bruno Alves), Alan Empereur e Rikelme (Ramon); Denilson e Fernando Sobral; Deyverson (Jonathan Cafú), Clayson e Pitta. Técnico: Luiz Fernando Iubel
Atlético
Everson; Mariano, Jemerson, Lemos e Arana; Battaglia, Franco, Igor Gomes e Alisson; Vargas e Paulinho. Técnico: Gabriel Milito
Motivo: 4ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 27 de abril de 2024
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá
Horário: 18h30 (de Brasília)
Arbitragem: Savio Pereira Sampaio, auxiliado por Lehi Sousa Silva e Daniel Henrique da Silva Andrade.
VAR: José Cláudio Rocha Filho
Transmissão: Premiere
A Itatiaia também transmite o confronto pelo 95,7FM, 610AM e pelos canais do Youtube (@itatiaiaesporte e @itatiaiaoficial)