Em busca de apaziguar os bastidores, inflamados pela má fase do time e pela possível venda da SAF, o Cruzeiro enfrenta o Vitória neste domingo (28), às 16h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.
A partida tem grande importância pela recente sequência negativa de resultados do Cruzeiro. O time celeste perdeu o clássico para o Atlético, na semana passada, e busca dar a volta por cima na competição.
Em momento conturbado, o Cruzeiro venceu apenas uma vez nos últimos oito jogos, com cinco empates e duas derrotas.
Contando somente o Brasileirão, o time de Fernando Seabra tem uma vitória (Botafogo), um empate (Fortaleza) e uma derrota (Atlético). O aproveitamento até aqui é de 44%.
Não bastasse esse momento turbulento pelos resultados, o Cruzeiro teve bastidor ainda mais agitado pela decisão de Ronaldo de vender 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Irritado por protestos da torcida em relação à sua gestão, o Fenômeno está disposto a transferir todo o seu percentual ao empresário cruzeirense Pedro Lourenço, histórico patrocinador e investidor da instituição.
Últimos confrontos
Cruzeiro e Vitória voltam a se enfrentar após dois anos e cinco meses. O último confronto ocorreu em 14 de novembro de 2021, na 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o time baiano venceu por 3 a 0, no Barradão. Os gols do jogo foram marcados por Tiago (contra), e David, duas vezes.
Em Belo Horizonte, o último duelo entre mineiros e baianos foi em 11 de agosto de 2021. Nesse jogo, o placar terminou empatado em 2 a 2. Flávio e Rafael Sóbis marcaram para o Cruzeiro, enquanto Samuel marcou duas vezes para o Vitória, no Independência.
Cruzeiro x Vitória em MG
O Cruzeiro não sabe o que é perder em casa para o Vitória há 14 anos. A última vitória do Rubro-Negro em cima da equipe celeste foi em 22 de agosto de 2010, no Ipatingão, em Ipatinga.
Naquela ocasião, o placar da partida terminou 1 a 0 para o Vitória, que venceu com gol de Júnior.
O Cruzeiro
Para buscar um clima de paz com os torcedores, só a vitória interessa ao Cruzeiro contra o Rubro-Negro da Bahia. Por isso, a equipe titular deve ter mudanças importantes.
Na defesa, Fernando Seabra pode manter a dupla Zé Ivaldo e João Marcelo. Dessa forma, Neris seguiria no banco de reservas.
No meio-campo, o equatoriano José Cifuentes pode ganhar nova chance na equipe titular. O meio-campista já havia começado o jogo contra o Unión La Calera-CHI, na última terça-feira (23), no 11 inicial, na terceira rodada do Grupo B da Copa Sul-Americana.
Ainda na faixa central do campo, Lucas Silva tem chance de retomar a condição de titular. O camisa 16 foi poupado na partida contra o La Calera, em Concepción, no Chile.
No ataque, Arthur Gomes voltaria ao time titular junto com Rafa Silva. O primeiro citado sequer entrou em campo no Chile, enquanto o segundo foi acionado no segundo tempo diante dos chilenos.
O Vitória
Depois de marcar apenas um ponto em dois jogos em casa, o Vitória quer compensar o prejuízo longe de seus domínios. Para isso, precisará quebrar um tabu de 14 anos, já que não vence o Cruzeiro em Minas Gerais desde 2010.
“Nem participamos desse tabu, porque estamos chegando agora [no Vitória]. Quem tá aqui não participou, então temos que levar como mais um jogo, com a importância de vencer”, destacou o zagueiro Wagner Leonardo, em entrevista coletiva concedida na última sexta-feira (26).
No entanto, o técnico Léo Condé terá desfalques importantes para esta partida. Estão fora: o zagueiro Camutanga, os laterais Raúl Cáceres e Felipe Vieira, os volantes Dudu e Rodrigo Andrade; e os atacantes Everaldo e Iury Castilho, todos lesionados.
Desses, apenas Castilho esteve à disposição no último compromisso rubro-negro, contra o Bahia. No entanto, o atleta sentiu uma lesão no músculo posterior da coxa durante esta semana e não viajou a BH. Os exames identificaram um edema na região, e a recuperação não deve demorar.
Havia uma expectativa de que Camutanga, com uma entorse no joelho, retornasse à equipe. Ele iniciou o processo de transição física na última terça-feira (23). De acordo com o coordenador médico do clube, Luis Filipe Daneu, no entanto, ele só deve voltar a trabalhar com o grupo na semana que vem.
Por outro lado, o lateral-esquerdo Patric Calmon, o “PK”, se recuperou de uma lesão na coxa e está à disposição.
Vale lembrar que o Leão tem um jogo a menos em relação à maioria dos concorrentes. Isso porque o duelo contra o Cuiabá, válido pela 2ª rodada do Brasileirão, foi adiado pela CBF. O Dourado estava envolvido, à época, na disputa da Copa Verde.
Cruzeiro X Vitória
Cruzeiro
Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva, José Cifuentes (Mateus Vital) e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Barreal) e Rafa Silva. Técnico: Fernando Seabra
Vitória
Lucas Arcanjo; Zeca, Bruno Uvini, Wagner Leonardo e PK; Willian Oliveira, Léo Naldi, Jean Mota (Luan Santos/Mateus Gonçalves) e Matheusinho; Osvaldo e Alerrandro. Técnico: Léo Condé
Motivo: 4ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Data e horário: 28 de abril de 2024, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Fabio Augusto Santos Sá Junior (SE)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA)
VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-FIFA)
Transmissão: TV Globo, Premiere; A Itatiaia transmitirá a partida no rádio (95.7 FM, em Belo Horizonte e Região Metropolitana, e 610 AM) e exibirá a Jornada Esportiva no YouTube.