O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, desde a noite de segunda-feira (6).
No sábado (4), durante evento do PL Mulher do Amazonas, Bolsonaro discursou com o braço enfaixado e disse que, além da erisipela, estava com desidratação. No dia, ele passou pelo hospital e recebeu alta.
“Quando cai a imunidade da gente por problemas variados, a erisipela é comum de acontecer”, disse na ocasião.
O que é a erisipela?
Doença inflamatória que atinge a pele, a erisipela pode afetar o tecido celular adiposo (camada de gordura da pele). Ela é causada por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos e acomete, principalmente, os membros inferiores, como perna e pés, sendo mais comum na população idosa e em pessoas com diabetes ou obesidade.
Na infecção, a bactéria Estreptococo penetra na pele através de ferimentos, picadas de insetos, úlceras ou frieiras (um tipo de micose) e se propaga pelos vasos linfáticos. No entanto, outros tipos de bactérias também podem causar a erisipela, como a Staphylococcus aureus. Segundo o Ministério da Saúde, essa não é uma doença contagiosa.
Desidratação
De acordo com pessoas próximas a Bolsonaro ouvidas pela CNN, o ex-presidente apresentou quadro de desidratação antes mesmo de viajar para Manaus.
Entretanto, no domingo (5), o ex-presidente foi internado no hospital Santa Júlia, na capital amazonense. No mesmo dia, ele postou nas redes sociais que ainda não tinha previsão de alta.
Transferência para São Paulo
Após a internação em Manaus, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, anunciou que ele seria transferido para Brasília.
Entretanto, um quadro de desconforto abdominal que surgiu na madrugada da segunda-feira (6) fez Bolsonaro optar pela ida a São Paulo.
Ele chegou ao Hospital Vila Nova Star, na zona sul da capital paulista, por volta das 20h, e desceu da ambulância de cadeira de rodas.
O ex-chefe do Executivo será atendido pelo cirurgião Antonio Luiz de Macedo, médico que o acompanha desde que levou uma facada, em 2018, em meio à companha eleitoral.
Quais são os sintomas de erisipela?
De acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), os sintomas iniciais da erisipela incluem mal-estar, fadiga, calafrios, febre, náuseas e vômitos, e surgem antes dos sinais na pele.
Em seguida, a doença pode causar sintomas como:
Inchaço no membro infectado;
Vermelhidão;
Dor;
Aumento da temperatura no local afetado.
Em casos mais graves, podem surgir bolhas e feridas de necrose, com a morte de células da pele, e pode, até mesmo, causar infecção generalizada com risco de morte.