“De dentro da cadeia, consigo chamar gente para pegar vocês lá fora na rua”. Isso foi o que Pedro Lucas Bispo Ferreira disse ao defensor e ao juiz durante a audiência de custódia que ocorreu nessa quarta-feira (13) e precisou ser interrompida.
O encontro definiria se Pedro continuaria preso após ter roubado, mediante grave ameaça, uma arma de fogo de um segurança de uma padaria no Carmo Sion, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Conforme o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o julgamento foi realizado de forma híbrida — presencial e virtual — com o réu, os defensores e as testemunhas. Segundo a ata, não foi dada continuidade à audiência porque “o acusado desacatou e ameaçou o defensor público Paulo Moreira Ventura e o juiz de direito José Xavier Brandão.”
Após o ocorrido, o magistrado decidiu: “Tratando-se de prisão decretada em virtude de decisão penal condenatória transitada em julgado, tendo sido fixado o regime fechado para início do cumprimento da pena e a necessidade de acautelamento para expedição de guia de execução nos termos do art. 675 do CPP, mantenho a prisão do sentenciado para o início de cumprimento de pena. Expeça-se Guia de Execução de Pena definitiva”.
O registro de desacato e de ameaça foi encaminhado ao Ministério Público, ao Juízo da Execução e ao Gabinete de Segurança Institucional.
O crime
Segundo o TJMG, esse crime cometido por Pedro ocorreu em janeiro de 2016. Em abril de 2023, ele foi condenado a 7 anos e 4 meses de reclusão.
Conforme a decisão, o réu poderia recorrer dessa decisão em liberdade. Contudo, após ter seus recursos negados no TJMG e a pena de prisão mantida, o juiz determinou a expedição do mandado de prisão do sentenciado. Esse mandado foi cumprido em junho deste ano. Com isso, foi marcada a audiência de custódia de ontem.
Em março deste ano, a itatiaia publicou uma reportagem expondo imagens de um homem assaltando um pai com dois filhos pequenos na região Centro-Sul, nesta semana. Pedro Lucas Bispo é o principal suspeito que aparece nas imagens do circuito de segurança. Ele teria se aproveitado da saída temporada para cometer, pelo menos, cinco assaltos nos bairros São Pedro e Santo Antônio.