Cruzeiro e Atlético entram em campo neste sábado (18), às 17h (de Brasília), no Inter&Co Stadium, em Orlando, pela Inter&Co Soccer Week na FC Series. A partida será o primeiro clássico mineiro de 2025 e um teste importante para ambas as equipes, que aproveitam a pré-temporada nos Estados Unidos para ajustar seus elencos.
Para o Cruzeiro, no entanto, a partida pode ter um peso ainda maior: a equipe celeste tenta quebrar um ‘jejum’ de quase um ano sem vitórias sobre o maior rival.
Jejum celeste: quase um ano sem vencer o Atlético
O Cruzeiro não vence o Atlético desde 3 de fevereiro de 2024, quando bateu o rival por 2 a 0 na Arena MRV, em partida da primeira fase do Campeonato Mineiro. De lá para cá, os clubes se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias alvinegras e dois empates.
O Atlético venceu o jogo de ida da final do Campeonato Mineiro de 2024 por 3 a 1, após empatar a ida em 2 a 2, e aplicou uma goleada de 3 a 0 no primeiro turno do Brasileirão da última temporada.
Reforços e expectativas para o Cruzeiro
Para 2025, o Cruzeiro investiu pesado em reforços e promoveu diversas estreias no empate por 1 a 1 contra o São Paulo, também pela FC Series. O goleiro Léo Aragão e oito das nove contratações estiveram em campo na partida.
Dentre as novidades, estiveram nomes de peso como Gabigol, que assinou por quatro temporadas, e o experiente lateral-direito Fagner, emprestado pelo Corinthians.
Também estrearam os atacantes Dudu, que retorna ao clube após passagem marcante pelo Palmeiras, e Yannick Bolasie, reforço internacional vindo do Criciúma.
Fabrício Bruno, Christian, Marquinhos e Eduardo também estrearam com a camisa celeste. Apenas Rodriguinho ainda não entrou em campo pela Raposa.
Do lado alvinegro, o Atlético também chega com força máxima para os compromissos nos Estados Unidos. A equipe conta com o reforço do lateral-direito Natanael, que, apesar de ainda não anunciado oficialmente, foi incluído na lista de relacionados.
Além dele, Gabriel Menino e Patrick, envolvidos na negociação com o Palmeiras pelo atacante Paulinho, são as novidades no elenco comandado por Cuca.
O que esperar do clássico?
Para o Cruzeiro, o confronto nos Estados Unidos é a oportunidade de quebrar o jejum e mostrar a força dos reforços. Para o Atlético, é a chance de manter o ‘tabu’ recente e iniciar o novo trabalho de Cuca com o pé direito.
Com mais de 20 mil ingressos vendidos, a expectativa é de casa cheia no Inter&Co Stadium, neste sábado (18), às 17h (de Brasília). A Itatiaia irá transmitir o duelo pelo YouTube, com imagens.