O Cruzeiro entra em campo em busca da reabilitação no Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira (26), o time celeste enfrenta o Athletico-PR, às 19h (de Brasília), pela 12ª rodada no Certame Nacional. O duelo com o Furacão é importante, tendo em vista que a equipe celeste foi derrotada pelo Bahia no último domingo. Por isso, os comandados de Fernando Seabra precisam se redimir para manter os 100% de aproveitamento em casa na competição.
Na oitava colocação, com 17 pontos em 10 jogos, o Cruzeiro perdeu duas posições e saiu do G6 depois da derrota por 4 a 1 para o Bahia, um adversário direto na classificação. Contra o Athletico-PR, novamente, o time celeste volta a disputar um jogo de “seis pontos”. A equipe paranaense está no quinto lugar, com 19 pontos em 11 jogos.
Um fator que serve de motivação para o time celeste é o bom retrospecto contra o adversário em partidas disputadas no Mineirão.
Na história dos clubes, Cruzeiro e Athletico-PR já mediram forças em 29 ocasiões no Mineirão. Ao todo, foram 15 vitórias dos mineiros e seis triunfos dos paranaenses, além de outros oito empates.
O último jogo entre Cruzeiro e Athletico-PR em Belo Horizonte aconteceu no 30 de novembro do ano passado, na 36ª rodada do Brasileirão. Nesse encontro as equipes empataram por 1 a 1, no Gigante da Pampulha. O gol do Cruzeiro foi marcado por Matheus Pereira, enquanto Vitor Roque balançou a rede para o Furacão.
Opções de Seabra
O lateral-esquerdo Marlon é desfalque certo no Cruzeiro. O jogador foi expulso na derrota para o Bahia e não poderá entrar em campo. Kaiki, jovem revelado na base celeste, deve ser o substituto.
Fernando Seabra pode escalar o meia-atacante Barreal na equipe titular. O argentino esteve no banco de reservas na derrota para o Bahia, após se recuperar de estiramento no ligamento colateral medial do joelho esquerdo.
Invencibilidade no Brasileiro
O Cruzeiro fará a quinta partida em casa neste Brasileiro. O time celeste está invicto no Mineirão, com quatro vitórias em quatro jogos. A equipe de Fernando Seabra venceu o Botafogo (1ª rodada), Vitória (4ª rodada), Cuiabá (8ª rodada) e Fluminense (10ª rodada).
No ano, o time celeste fez 11 jogos em casa, com 8 vitórias, um empate e duas derrotas, somando aproveitamento de 75,8%.
O Athletico-PR
O Athletico-PR encontra o Cruzeiro em seu primeiro compromisso oficial sem o técnico Cuca. O treinador acertou sua saída do clube, após desgaste pelos tropeços recentes da equipe.
Ainda com Cuca no comando, o Athletico sofreu o empate nos acréscimos nos últimos três jogos: Flamengo (53 minutos do segundo tempo), Botafogo (52 minutos do segundo tempo) e Corinthians (46 minutos do segundo tempo).
Com a saída de Cuca, o Furacão será comandado interinamente por Juca Antonello. O time paranaense não vence há três partidas. A última vitória foi em cima do Criciúma, por 3 a 1, na Arena da Baixada, no dia 13 de junho, na oitava rodada.
Para o compromisso, o Athletico-PR não terá o atacante Tomás Cuello. Titular nas últimas partidas, o argentino, de 24 anos, sentiu dores no joelho e não viajará para a capital mineira.
Por outro lado, o centroavante Pablo, que cumpriu suspensão no duelo com o Corinthians, voltará a ficar à disposição da comissão técnica.
CRUZEIRO X ATHLETICO-PR
Cruzeiro
Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Ramiro (Barreal) e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Gabriel Veron. Técnico: Fernando Seabra
Athletico-PR
Leo Linck; Godoy, Kaique, Thiago Heleno e Esquivel; Erick, Christian e Fernandinho; Nikao, Julimar e Mastriani. Técnico: Juca Antonello
Motivo: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 26 de junho de 2023, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (CBF/ES)
Assistente: Brigida Cirilo Ferreira (FIFA/AL) e Luis Carlos de Franca Costa (CBF/RN)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (CBF/RJ)
Transmissão: Premiere; Itatiaia (no rádio, em 95.7 FM e 610 AM para BH e Região, e transmissão das imagens da jornada esportiva no YouTube)