Um estudo apresentado nesta quarta-feira (26) no Congresso Internacional sobre a Obesidade (ICO 2024), em São Paulo, apontou que quase metade da população do Brasil será obesa nos próximos 20 anos. Isso se forem mantidos os padrões atuais.
Acompanham a obesidade pelo menos 11 doenças associadas ao Índice de Massa Corporal (IMC) elevado, como hipertensão, doenças renais, câncer, cirrose e diabetes. Até 2044, segundo o estudo, 48% dos adultos brasileiros terão atingido a obesidade e 27% o sobrepeso. Essa porcentagem representa 130 milhões de pessoas com algum dos problemas, sendo 83 milhões com obesidade e 47 milhões com sobrepeso. A informação é da Folha.
Atualmente, 56% das pessoas têm obesidade ou sobrepeso, sendo 34% obesos e 22% acima do peso. Daqui a seis anos, em 2030, os números dessas doenças devem ter atingido níveis recordes, segundo o estudo.
A pesquisa foi feita por Eduardo Nilson, estudioso da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e um grupo de colaboradores. A recomendação dele é que o Brasil implemente políticas robustas para prevenir o sobrepeso e a obesidade em todas as faixas etárias.