Minas Gerais já registra duas mortes por dengue em 2025. Um terceiro óbito é investigado por autoridades de saúde.
Em todo o Brasil, quatro mortes foram confirmadas até o momento (os outros dois casos foram confirmados em São Paulo e no Amapá).
Os dados são do painel de monitoramento das arboviroses do Ministério da Saúde, atualizado na terça-feira (14). Os dados, contudo, ainda podem ser atualizados.
Segundo balanço, 2.675 casos da doença já foram confirmados em Minas Gerais somente neste ano.
Dengue em 2024
O estado fechou o ano passado com 1.132 mortes pela doença. No total, 1,369 milhão de casos de dengue foram confirmados em Minas Gerais.
O Ministério da Saúde diz que as ações de combate à dengue estão sendo intensificadas, especialmente diante do aumento de casos em diversas regiões do país.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve em Belo Horizonte para acompanhar as ações de vigilância e citou a técnica com Wolbachia, desenvolvida pela UFMG e que já vem sendo utilizada na capital mineira como medida de controle do Aedes aegypti.
A Wolbachia é uma bactéria naturalmente presente em diversos insetos, mas que não ocorre no Aedes aegypti. A técnica consiste em infectar os mosquitos com essa bactéria, que reduz a capacidade de transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. Quando liberados no ambiente, esses mosquitos se reproduzem, passando a bactéria para as gerações seguintes, contribuindo para o controle das doenças transmitidas pelo vetor.
(com informações de Bruno Favarini)